Presidente da Argentina quer mudar capital do país

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Mario De Fina/NurPhoto/Getty Images

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, reacendeu na última terça-feira, 14, a ideia de que Buenos Aires deveria deixar de ser a capital do país, passando o posto para outra cidade, a fim de reduzir as fortes desigualdades no desenvolvimento territorial.

“Todos os dias penso se a capital da Argentina não deveria estar em um lugar diferente de Buenos Aires, para dar a ela todo o potencial que uma cidade capital gera em qualquer país”, disse o mandatário durante evento na cidade de Monteros, na província nortista de Tucumán. “Não seria a hora de começarmos a aceitar estes desafios e a pensar em como fazer isso enquanto sociedade?”.

A fala foi feita durante reunião de gabinete como parte do programa “Capitais Alternativas”, que desde o início do mandato de Fernández realiza reuniões executivas fora de Buenos Aires com objetivo de descentralizar a gestão de instituições e órgãos nacionais.

“Não seria hora de pensar que a Secretaria de Mineração deveria estar em alguma província mineradora e que a Secretaria de Pesca deveria estar em algum posto pesqueiro da Patagônia”, disse o presidente.

Segundo Fernández, para o seu governo, “federalismo” não é “um discurso”, mas “um apelo para o desenvolvimento integral da Argentina”.

“E também sabemos que existem assimetrias. É evidente que no centro do país existe a riqueza do campo que nos permite exportar tudo o que exportamos e produzir tudo o que produzimos, mas no resto do país existem outras riquezas que devemos dar o impulso necessário para que cada província e lugar se torne uma parte forte da Argentina, ou seja, o federalismo, para pensar na Argentina como um todo”, observou.

A Argentina amarga hoje a maior inflação entre as economias de grande porte, perdendo apenas para a insolvente Venezuela.

A economia também segue em marcha ré. Este ano, espera-se que o PIB deve crescer 7.5%. O aumento, porém, é ilusório, e só acontece porque tem como base de comparação ano de 2020, quando a Argentina enfrentou uma queda histórica de 10% do PIB.

Segundo o peronista, o programa “Capitais Alternativas” já vem promovendo a ideia de “sair de Buenos Aires, ir e ouvir, ir e ver”, mas ainda é preciso mais.

“Primeiro, o que temos de conseguir é colocar na cabeça de cada argentino que podemos fazer uma Argentina mais justa, com mais equilíbrio, mais equitativa, que não estejamos condenados a esta desigualdade em que vivemos hoje, que possamos inverter a situação e que depende de nós”, frisou.

A possibilidade de mudança de capital, no entanto, não é novidade. Em 2014, o deputado opositor Alberto Asseff apresentou um projeto de lei para transferir a sede do Executivo para Rio Cuarto, na província de Córdoba, e o Parlamento e a Auditoria Geral da Nação para a província de Santa Fé.

Meses antes, o então presidente da Câmara dos Deputados, o governista Julián Domínguez, agora ministro da Agricultura, Pecuária e Pescas, propôs a mudança da capital para Santiago del Estero.

A iniciativa mais lembrada, no entanto, veio em 1986, quando o então presidente, Raúl Alfonsín, promoveu um projeto de descentralização do poder político e econômico que tentou deslocar a capital para a cidade de Viedma, a cerca de 800 quilômetros de Buenos Aires, uma iniciativa que acabou não avançando.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf