Presidente do PT diz que Alckmin não é inimigo do partido

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado

Presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) disse, em entrevista ao GLOBO, que ainda é cedo para decidir o nome que vai compor uma chapa com o ex-presidente Lula (PT) na disputa pelo Planalto, em 2022. Sobre a possibilidade de uma união entre o petista e Geraldo Alckmin, que está de saída do PSDB, a parlamentar afirma que o tucano “foi adversário, mas não é nosso inimigo”. Para ela, uma aliança com partidos de centro, especialmente aqueles que ainda não lançaram pré-candidatos, não está descartada, mas a discussão será feita “mais à frente”.

Qual a chance de o ex-governador Geraldo Alckmin ser vice do Lula?

É a mesma (chance) de qualquer outro indicado por um partido com quem estejamos negociando. Esse processo (de Alckmin como vice) foi muito estimulado por movimentos de São Paulo, envolvendo as eleições para o governo. Mas não tem negociação. Nem entre PT e PSB nem com o (ex-)presidente (Lula). Eu deixei claro para o (Carlos) Siqueira, presidente do PSB, que não há nenhum pedido por parte do PT ou do Lula para o Alckmin se filiar ao PSB. Não teve convite nem conversa sobre vice.

Lula e Alckmin deram corda para essa possibilidade ao trocarem elogios públicos…

Claro, como quaisquer pessoas civilizadas fazem. Fomos adversários por muito tempo, mas não somos inimigos. Sempre convivemos num processo democrático. Lula respeita o Alckmin, e o Alckmin o respeita.

Para apoiar o PT no plano nacional, o PSB tem exigido contrapartidas. O PT pode apoiar o PSB em São Paulo?

É legítimo, no processo de composição para disputa eleitoral, os partidos colocarem o que querem. O resultado vai depender das negociações.

Nem é descartado que o PT ceda nem que mantenha a candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad?

Tudo está muito preliminar. É mais do que natural que o PT defenda e lute pelas candidaturas que quer, principalmente a do Haddad, que tem muito potencial em São Paulo. Mas nós não sentamos para negociar.

A senhora vê possibilidade de apoios de partidos de centro, como PSD e o MDB, a Lula ainda no primeiro turno?

Não é descartado que a gente possa discutir mais à frente uma aliança com partidos do centro. Mas são partidos que agora têm se colocado com candidaturas próprias, tanto o PSD quanto o MDB. Mas podemos discutir mais à frente com Solidariedade, Avante também, a possibilidade de fazermos uma aliança.

O ex-ministro Sergio Moro deve trazer para o debate eleitoral as acusações de corrupção contra Lula e o PT levantadas na Lava-Jato. Como lidar com isso?

Moro vai ter que explicar as medidas que tomou e o posicionamento criminoso que teve nesses processos.

Em 2018, o PT não tinha esse discurso de que não houve corrupção sistêmica na Petrobras. O que mudou?

O fator Petrobras em si não era nem colocado no debate. Era colocada a questão da corrupção do PT, do Lula ser ladrão, ser chefe de quadrilha. Estávamos focados em fazer a defesa do Lula, dizendo que o juiz era parcial, que era um processo político, de perseguição, sem provas. Depois que tudo ficou claro é que veio forte essa questão da Petrobras.

Então, se Moro disser que o PT roubou a Petrobras, vocês vão reafirmar que não houve corrupção?

Vamos chamá-lo de mentiroso. Porque quem quebrou a Petrobras foi o (presidente Jair) Bolsonaro.

Lula tem criticado a política de preços da Petrobras. Qual modelo que vocês defendem?

A política que foi desenvolvida durante o governo Lula. Não pode ter preço dolarizado, com paridade de preço internacional.

Por que o PT não é explícito em dizer que não existe democracia na Venezuela, em Cuba e na Nicarágua?

O PT vai manter a posição que sempre teve, de autodeterminação dos povos. Não cabe a nós imiscuir na realidade dos outros países. O que não pode é julgar o compromisso democrático do PT de acordo com a nossa posição de autodeterminação dos povos. Quando o PT nos seus governos atuou de maneira autoritária? Quando deixou de participar de uma eleição ou de reconhecer o seu resultado? Quando perseguiu opositores?

Com essa postura, o partido não pode ser acusado de ver a democracia de forma relativa?

A forma como vemos a democracia tem que ser avaliada pela nossa postura. Como nos comportamos no governo e na oposição. Não pelo posicionamento que nós temos em relação a outros países, que sempre foram posicionamentos históricos.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf