Prova de vestibular tem mensagem “fora Bolsonaro” cifrada

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

No último sábado, os estudantes que decidiram se candidatar a uma vaga na Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) por meio do PAVE, um vestibular próprio, se depararam com um texto de instruções para a prova, em que algumas palavras estavam escritas fora do padrão. Uma das letras era destacada em negrito. Juntando-se todas elas, forma-se a frase “Fora Bolsonaro”.

O caso foi revelado por um dos candidatos nas redes sociais, o que causou furor entre críticos e revolta entre os apoiadores do presidente da República. Um processo de investigação interno foi iniciado pela reitoria porque o episódio poderia indicar uma quebra de segurança na elaboração e aplicação da avaliação. Assim que os funcionários envolvidos no processo foram interrogados, um deles admitiu a culpa pelo ocorrido. Justificou a bazófia como um ato de protesto.

“Não há qualquer indício de ofensa à integridade da prova”, assegurou a instituição por meio de nota.

O servidor agora será submetido a Processo Administrativo Disciplinar (PAD), conduzido por uma comissão de funcionários e professores que poderá decidir por, basicamente, três tipos de punição: a assinatura de uma advertência e um termo de ajustamento de conduta, suspensão do cargo com suspensão de salário ou demissão.

Internamente, o caso dividiu o corpo docente. Muitos professores entenderam o ato como um desabafo, outros pregam uma punição severa por expor a Instituição. O PAVE é um programa muito caro à comunidade acadêmica por ser um vestibular diferente dos praticados no país.

Os alunos fazem três provas ao longo do ensino médio e, ao final do processo, os melhores colocados escolhem em qual curso querem se matricular. O programa engloba um quinto das vagas totais da universidade e 90% é destinado a alunos egressos do ensino público.

Até o momento, a reitoria não foi informada de nenhuma manifestação por parte do MEC.

Essa não é a primeira vez que a Ufpel se torna palco de atritos entre os acadêmicos e representantes do governo. A atual reitora, Isabela Andrade, foi nomeada, em janeiro, mesmo sem ter sido a mais votada na lista tríplice apresentada ao MEC. No entanto, ela integrava a chapa vencedora e conduz uma administração conjunta, o que desagrada o ministério.

Recentemente, o epidemiologista César Victora, agraciado com a medalha de Grão-Cruz de Honra ao Mérito Científico recusou a homenagem por considerar que a ciência está sob ataque do governo.

Veja a íntegra da nota divulgada pela Ufpel:

“A administração da Universidade tomou conhecimento, no último domingo, de inclusão em sua prova do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) de formatação de caracteres em negrito compondo mensagem de cunho político na folha de instruções.

Cumpre informar à comunidade que a autoria da iniciativa já foi identificada, que não há qualquer indício de ofensa à integridade da prova e que já foi instaurado processo administrativo destinado a plena apuração dos fatos e responsabilidades.

A Ufpel reitera seu compromisso com a comunidade universitária e regional com a transparência, integridade e regularidade de todos seus processos.”

Veja

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf