Queiroga acusa governadores de politzarem vacinação de crianças

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado/Reuters

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na manhã de hoje que os prefeitos e governadores contrários à prescrição médica para vacinar crianças contra a covid-19 não são médicos e que eles estão interferindo nas Secretarias de Saúde. Segundo o cardiologista, tanto os estados quanto os municípios devem se manifestar apenas por meio da consulta pública realizada pela pasta.

Os estados têm que se manifestar lá na consulta pública, aliás, governadores e prefeitos que falam em não ter prescrição e pelo que eu saiba, eles estão interferindo nas suas secretarias municipais e estaduais.
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde

Demonstrando impaciência após ser questionado sobre as incoerências da consulta pública, Queiroga deixou de responder aos questionamentos e ingressou no prédio do Ministério da Saúde. As imagens foram transmitidas pela GloboNews.

Momentos antes, no entanto, o ministro disse que a consulta pública, amplamente criticada por especialistas em saúde, serve como uma ferramenta para tranquilizar os pais — ainda que as vacinas sejam seguras e eficazes contra o coronavírus e utilizadas em crianças em outros países.

“A consulta é um instrumento da democracia, amplia discussão sobre o tema, trará mais tranquilidade para os pais levarem seus filhos à sala de vacinação”, disse.

Ao ser questionado sobre o posicionamento do ministério sobre a imunização de crianças contra a covid, Queiroga disse que a manifestação da pasta está posta na consulta à população. O ministro citou ainda a doação de doses da vacina do Brasil para o mundo para desviar do perfil negacionista atribuído ao governo federal frente às negativas do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as vacinas.

“Nosso país, através da determinação do presidente Jair Bolsonaro, é signatário de um grupo que cumpre vacinações ao nível mundial. Produzimos vacinas na Fiocruz, junto com ações do governo federal. Temos nossa população fortemente vacinada e avançamos com adolescentes”, declarou.

Na visão do ministro, o Brasil está “indo muito bem, obrigado”, no combate da pandemia. Por fim, Queiroga disse acreditar que o país vai lidar bem no combate da ômicron.

A previsão é de que apenas no dia 5 de janeiro seja possível imunizar as crianças brasileiras contra o coronavírus. A expectativa toma como base o fim da consulta pública, que está no ar.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou no dia 16 de dezembro o início da vacinação infantil, mas o governo federal já declarou ser contrário.

Em uma coletiva de imprensa realizada na última semana para anunciar a consulta pública, Queiroga disse que, caso aprovada a medida, o país tem condições de começar a vacinação dentro de um prazo “bastante curto”.

Segundo o ministro, será necessário documento indicando presença de comorbidade ou recomendação da aplicação.

Uol 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf