Queiroga se ajoelha para Bolsonaro sem constrangimento

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em mais um episódio em que se dobrou ao discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL) somente para agradar ao chefe, o ministro Marcelo Queiroga (Saúde), que assumiu o posto com a promessa de acelerar a vacinação contra a Covid-19 no país e seguir as orientações da ciência, mostra que não se constrange em dar sinalizações de que é fiel à cartilha ideológica de seu superior.

O objetivo de avançar na imunização foi cumprido – com muitos solavancos, vale dizer. O mesmo, no entanto, não pode ser dito a respeito do segundo compromisso. Queiroga deixou isso claro nesta terça-feira, 7, ao dizer que é “melhor perder a vida do que a liberdade”, fazendo referência a uma fala de Bolsonaro contra a obrigatoriedade da imunização e ignorando recomendação da Anvisa para a exigência do passaporte da vacina.

Ao descartar a recomendação da agência reguladora, o ministro afirmou que “não se pode discriminar as pessoas entre vacinadas e não vacinadas para a partir daí impor restrições”.

A declaração se soma a uma série de outras nas quais ele sintonizou o seu discurso com as ideias do presidente. Ao participar de uma live ao lado do chefe em setembro, Queiroga seguiu à risca a lista de assuntos que Bolsonaro adora abordar: fez piada com remédios para impotência, ironizou vacinas e criticou o uso obrigatório de máscaras. “O senhor sempre advertiu muito sobre a questão da segurança. Lembra da história do jacaré? O jacaré nada mais é que uma advertência acerca da segurança”, disse.

Naquele mesmo mês, o ministro também assumiu que conversas com Bolsonaro tiveram peso na suspensão da vacinação contra o coronavírus entre adolescentes, tomada por sua pasta. A medida foi adotada em meio ao surgimento de efeitos adversos leves em cerca de 1.500 vacinados e uma morte, que aconteceu em São Bernardo do Campo (SP). À época, o caso foi um prato cheio para o presidente mirar sua artilharia nos imunizantes contra a Covid-19. De acordo com investigações, no entanto, o óbito não teve relação nenhuma com vacinas.

Mais recentemente, Queiroga também se abraçou ao presidente ao afirmar, durante viagem a Itália para participar de encontros da cúpula do G-20, que iria passear com Bolsonaro em Haia — referência à cidade holandesa onde fica um tribunal internacional para crimes contra a humanidade. A declaração foi feita em novembro durante conversa com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, após o chefe do Executivo brasileiro desabafar. “Eu sou o único chefe de Estado do mundo que está sendo investigado, acusado de genocida. É a política, né?”, disse Bolsonaro. “Eu também. Vou com ele [Bolsonaro] para Haia. Vamos passear lá”, emendou Queiroga, arrancando gargalhadas do presidente.

Ao que parece, o ministro da Saúde não se importa mais em colocar sua reputação à prova e, pior, guia a sua conduta para fazer o máximo de agrados possíveis ao presidente. Se serve de alívio, a variante ômicron, por ora, não parece representar tanto perigo para o surgimento de uma nova onda da Covid-19, mas fica o sinal de alerta.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf