Regime afegão proíbe mulheres de viajarem sozinhas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Haroon Sabawoon/Anadolu Agency/Getty Images

O grupo fundamentalista Talibã, que retomou o poder no Afeganistão em 15 de agosto, anunciou neste domingo, 26, que as mulheres devem ser acompanhadas de um parente homem quando viajarem. Segundo o Ministério da Promoção das Virtudes e da Prevenção de Vícios, elas só poderão andar sozinhas em uma área de até 70 quilômetros de suas residências. Motoristas de táxis ou ônibus são aconselhados a não aceitar mulheres sem véu em seus veículos.

Mais uma vez, o grupo fundamentalista retira direitos das mulheres que, nos últimos dias, também foram proibidas de aparecer “em novelas e séries”. Jornalistas também foram obrigadas a usar véu diante das câmaras. Muitas não conseguiram retornar ao trabalho ou aos estudos sob a desculpa da “segurança”. As classes foram separadas novamente entre homens e mulheres. Elas são obrigadas a usar véus para qualquer atividade fora de suas casas.

Ao reassumir o poder, o Talibã anunciou que não retiraria os direitos conquistados pelas mulheres durante os 20 anos da ocupação americana e que não repetiriam os abusos do governo anterior. Entre 1996 e 2001, elas eram proibidas de sair de casa sem a companhia de um homem e não podiam estudar ou trabalhar. Poucas eram autorizadas a fazer medicina ou enfermagem, já que não permitiam que homens médicos as atendessem.

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf