Rejeição a Bolsonaro pode fazer Centrão pular fora

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo

O Datafolha e Ipec deram um susto no centrão. No geral, os caciques do grupo avaliaram que as pesquisas dos dois institutos confirmaram o que era esperado: o favoritismo de Lula, a resistência de Bolsonaro e o nanismo da chamada terceira via. O que deixou o centrão em polvorosa foi o tamanho da rejeição ao presidente.

Um deputado que priva da amizade de Valdemar Costa Neto, dono do PL, deu uma ideia do sentimento que toma conta do partido que acaba de filiar Bolsonaro:

“Segundo o Datafolha, 60% dos eleitores dizem que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum. O Ipec diz que 70% não confiam nele. Desde que a reeleição foi aprovada, há 24 anos, nunca houve no Planalto um candidato ao segundo mandato tão pesado. Será difícil carregá-lo sem que o Paulo Guedes abra as comportas.”

A menção às “comportas” de Guedes é uma alusão à metáfora utilizada pelo ministro da Economia na última sexta-feira. “Quem quiser gastar, vem fazer um furozinho no meu teto”, declarou Guedes.

O ministro contou o que costuma dizer aos colegas gastadores da Esplanada: “Os senhores podem me transformar em uma Itaipu, gerar energia para todo mundo, ou podem me transformar em Brumadinho. Eu sou uma represa que quer gerar energia.”

Irônico, o amigo de Valdemar, comentou: “O Paulo Guedes não notou, mas já virou Brumadinho. A disputa de 2022 ocorrerá em cima de um lodo econômico em que se misturam desemprego, inflação e medo da recessão. A essa altura energia de uma Itaipu fiscalista serviria apenas para eletrocutar o Bolsonaro.”

Líderes do centrão apostam que Bolsonaro tomará a iniciativa de forçar as comportas de Paulo Guedes, pressionando-o a elevar o valor do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600. O debate sobre o estrago de um Brumadinho eleitoral ficaria para 2023.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf