Rosa Weber dá recado duro ao Congresso

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE/Flickr

A ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, recuou da decisão que suspendeu a execução do orçamento secreto por uma razão bem simples: o fato de que a maior parte dos recursos é usada para obras no setor de saúde e educação e a falta do dinheiro poderia gerar um caos pelo país. Os ministros do supremo que referendaram a decisão de Weber já estavam pressionando a ministra a voltar atrás neste ponto desde que a apoiaram, no início de novembro. A ministra agora recuou, mas nem tanto. Em sua nova decisão divulgada nesta segunda-feira, 6, Weber diz que a execução do orçamento secreto que resta de 2021, cerca de 9 bilhões de reais, deve seguir a partir de agora as novas regras de transparência aprovadas pelo Congresso. Ou seja, terá que constar o nome de cada parlamentar em cada destinação dos recursos.

E a ministra também mandou um recado bem claro aos parlamentares. Ela diz na decisão que é “prematuro aferir a idoneidade” das medidas tomadas pelo Congresso para cumprir a parte da decisão suprema que exige a transparência do orçamento secreto dos anos de 2020 e 2021, até porque ainda corre o prazo para que ministérios importantes do governo Bolsonaro enviem informações sobre a execução das emendas de relator. Os líderes da casa, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, dizem que não é possível tecnicamente revelar os deputados que pediram as emendas de relator. Mas a ministra lembra que os ministérios possuem ofícios com o pedido feito diretamente por parlamentares beneficiados. A ministra também já pediu para pautar o plenário virtual da casa para rediscutir a questão.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf