Senadores se conflagram por vaga no TCU

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: COLUNA DO ESTADÃO

A disputa pela vaga do Senado no TCU opôs caciques importantes, rachou partidos, promoveu alianças improváveis e envenenou ainda mais o ambiente na Casa, bastante conturbado após a CPI da Covid. Embora seja do PP, Kátia Abreu (TO) conta com o apoio de Renan Calheiros (MDB-AL), que já emplacou dois ministros no tribunal. A questão é que Fernando Bezerra (PE), colega de partido de Renan, também está na disputa. O PT embarcou na campanha da senadora: Donizete Nogueira, o suplente dela, é petista. A senadora, no entanto, encontra resistência no seu próprio partido. Presidente licenciado do PP e ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PI) não trabalha por Kátia Abreu.

Antonio Anastasia desponta como o preferido do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco: ambos são mineiros e do PSD. O vitorioso irá ocupar a vaga aberta por Raimundo Carrero, indicado por Jair Bolsonaro para a Embaixada do Brasil em Portugal.

Fernando Bezerra foi alvejado pela decisão do ministro Walton Rodrigues, do TCU, vetando nomeações de indicados que respondam por ações na Justiça. Bezerra diz que não está impedido e não retirará seu nome. Em privado, seus aliados dizem que a decisão do TCU foi insuflada por seus adversários.

Como se sabe, é grande a influência de Renan no TCU. Fato é que a decisão do ministro caiu feito luva para os (muitos) adversários de Bezerra. A previsão é de que a escolha ocorra entre os dias 14 e 15 deste mês, no voto.

Estadão

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf