Vitória da esquerda chilena mostra guinada na América Latina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: MARTIN BERNETTI/AFP

Será que Gabriel Boric sabe o que estará fazendo quando se sentar na cadeira presidencial do Palácio de La Moneda?

Como líder estudantil, um ramo de atividade em que falar os maiores radicalismo sempre rende mais aplausos, e deputado de pouca experiência, ele certamente não tem currículo para governar um país sofisticado como o Chile, “o único país de primeiro mundo da América Latina”, na definição do ex-presidente argentino Mauricio Macri.

A eleição de Boric (o sobrenome de origem croata é pronunciado Bórich) completa um renascido arco esquerdista que inclui a Bolívia de Luis Arce, um operado de Evo Morales; o Peru de Pedro Castillo – a falta de notícias sobre o que está fazendo é até um aspecto positivo – e a Honduras onde Xiomara Castro vai esquentar o lugar para o marido, Manuel Zelaya, o do chapelão. Como Venezuela e Nicarágua há muito alcançaram o estágio em que eleições são apenas um ritual de cartas marcadas, ficam faltando Colômbia e Brasil como os próximos e previsíveis integrantes de um mapa político latino-americano fortemente marcado pela esquerdização.

Esquerda na América Latina sem ciclo de commodities para dar uma forcinha não tem muito o que apresentar. Em compensação, o modelo venezuelano paira como uma sentença de morte para qualquer um que pense em seguir seu exemplo.

O que é ser um esquerdista moderno, hoje? Talvez Boric tenha uma resposta, talvez esteja pensando nisso exatamente nesse momento, ou talvez já tenha um programa cheio de comissões e outros bichos que geralmente não resolvem nada, pelos quais parece demonstrar simpatia.

Duas questões são fundamentais no debate político chileno: a dos fundos de aposentadoria privatizados, uma complexa arquitetura que a esquerda sonha desprivatizar, e o ensino, também privatizado.

São certamente pontos que o presidente eleito vai atacar, com um grande potencial de desestabilização.

Boric é jovem e não traz bagagem do passado, uma vantagem. Era uma criancinha de dois anos quando Augusto Pinochet perdeu o plebiscito convocado por ele próprio, esperando, como tudo indicava, que os chilenos o apoiariam nas urnas.

Não viu nada da terrível ditadura. Também não tem memória nenhuma do caos provocado por Salvador Allende, que descumpriu promessas feitas para ter confirmada pelo Congresso sua eleição com apenas 36% dos votos (era outro o sistema eleitoral).

Allende não tinha mandato para implantar o socialismo, mas foi exatamente o que tentou fazer. Nacionalizou indústrias e decretou a reforma agrária, aproximou-se da esquerda mais radical e deixou claro qual era seu modelo predileto ao convidar Fidel Castro para uma visita de 23 dias ao país, entre exultantes manifestações populares e “cacelorazos”, as panelas batidas em sinal de protesto.

Devido à repressão hedionda desfechada depois do golpe militar, falar dos erros crassos de Salvador Allende é evitado, para não dar a impressão – equivocadíssima – de que isso implicaria em algum apoio ao regime pinochetista.

Allende levou o Chile muito perto da ruína, com os grandes produtores paralisados, os caminhoneiros numa greve que acabou com o abastecimento nacional, assassinatos de produtores rurais recém-atingidos pela reforma agrária, 600% de inflação, extrema radicalização política.

Como no Brasil de 1964, as classes médias e partidos de centro imploraram por um golpe.

São tempos, felizmente, superados. Gabriel Boric ganhou a presidência com 55% dos votos, uma bela vitória. Representa, inclusive pela idade – 35 anos -, um novo tipo de esquerda. Pelo bem do Chile, seria bom que não tivesse os vícios do velho tipo.

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf