Anvisa pede interrupção imediata de cruzeiros marítimos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reforçou hoje a recomendação de suspender a temporada de cruzeiros no Brasil, após três embarcações registrarem casos de covid-19 a bordo.

A agência já havia recomendado ao Ministério da Saúde a revisão da portaria que autoriza esse tipo de viagem nos próximos meses, por grave risco à saúde da população. A decisão é da pasta.

Em comunicado, a Anvisa pediu que passageiros que tenham viagens programadas para os próximos dias reconsiderem o embarque, tanto para proteger a saúde quanto para evitar transtornos. Segundo o órgão, há possibilidade de interrupção da viagem, desembarque em porto diferente do planejado e que o navio entre em quarentena, “o que pode representar um desconforto para todos”.

“Em que pese os esforços da Agência nos últimos dias para controlar a situação sanitária das embarcações, as ações são gravemente impactadas por falhas no cumprimento dos protocolos pactuados para início da temporada”, disse o órgão.

Cruzeiros interrompidos
Há cinco navios de cruzeiro na costa brasileira atualmente, os MSC Splendida, Preziosa e Seaside, e os Costa Fascinosa e Diadema.

O Splendida e o Diadema estão em quarentena.

Na semana passada, o Splendida atracou em Santos e o Diadema, em Salvador, com, somados, 146 casos de covid-19 entre passageiros e tripulantes.

Neste domingo, os passageiros de um novo cruzeiro no MSC Splendida foram impedidos de embarcar no porto de Santos por orientação da Anvisa. De acordo com o órgão, a embarcação levaria mais de 3 mil pessoas.

O Costa Diadema, após o registro de casos de covid, está a caminho de Santos, onde todos os passageiros serão desembarcados e o navio será impedido de operar. A expectativa é que ele chegue à cidade nesta segunda-feira (3).

O terceiro cruzeiro a registrar casos de covid foi o MSC Preziosa, que parou em Búzios, no Rio de Janeiro, neste domingo, com ao menos 20 infectados pela doença. No entanto, apesar de ter atracado, o Preziosa recebeu autorização para novos embarques. O Fascinosa e o Seaside também seguem navegando normalmente.

A Anvisa alerta que a mudança do cenário epidemiológico pode impedir novos embarques e levar ao encerramento desses cruzeiros.

Uol

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf