Bia Kicis censura citações a genocida na CCJ

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O ano da deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) à frente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), em 2021, foi turbulento. Sua gestão foi marcada por troca de muitas farpas com a oposição e de uma pauta com projetos voltados aos interesses do Palácio do Planalto.

No comando da CCJ, Kicis abraçou o bolsonarismo e reagiu aos ataques a Jair Bolsonaro. Em inferioridade nos votos, restou aos parlamentares do PT, PSOL e PCdoB no colegiado o duro discurso contra o presidente da República e seu governo, acusado de genocida, fascista e autoritário.

Esses adjetivos foram verbalizados nos discursos, em especial das deputadas da oposição, mas excluídos por Kicis das notas taquigráficas, uma espécie dos anais da Casa, onde fica registrado a fala integral dos parlamentares.

A presidente da CCJ determinou que a expressão “genocida”, se referindo a Jair Bolsonaro e sua condução do combate à Covid-19, fosse censurada nas notas, pelo menos, 140 vezes. Ou seja, 140 dessas citações contra o presidente foram trocadas no documento oficial por “expressão retirada por determinação da Presidência”. O Blog do Noblat conferiu uma a uma das 123 sessões da CCJ de 2021 para obter esse levantamento.

A deputada Fernanda Melchionna (PSol-RS) foi a mais “censurada”, com 38 referências a Bolsonaro como um “genocida” excluídas das notas taquigráficas. É seguida da petista Maria do Rosário (RS), com 29 exclusões.

Num único trecho, de dois parágrafos, em 07 de abril, Melchiona chamou o presidente de “Jair Genocida Bolsonaro” 11 vezes. Todas receberam a “tarja” e aparecem nas notas como “Jair (‘expressão retirada por ordem da Presidência’) Bolsonaro.

Também integrante da CCJ, a deputada e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), saiu em defesa das colegas e atacou Bia Kicis pela supressão da expressão “genocida”.

“A presidente extrapolou com a censura imposta às falas das deputadas Maria do Rosário e Fernanda Melchionna, excluindo das notas taquigráficas parte da fala dessas deputadas e, principalmente, o substantivo ou adjetivo “genocida”, em relação ao presidente Jair Bolsonaro. A presidente da Comissão não tem o poder de livremente interpretar o Regimento, passando por cima do direito dos deputados e deputadas de liberdade de expressão” – disse Hoffmann.

Toda vez que anuncia que alguma expressão será cortada, Bia Kicis nega censura e diz que não tolhe a palavra de ninguém.

“Estou simplesmente cumprindo o regimento ao pedir que sejam retiradas das notas taquigráficas as palavras injuriosas” – diz Kicis, que cita o inciso XII do artigo 73 do Regimento Interno da Câmara, que diz: “Para a manutenção da ordem, respeito e austeridade das sessões, serão observadas as seguintes regras: ….XII. nenhum deputado poderá referir-se de forma descortês ou injuriosa a membros do Poder Legislativo ou às autoridades constituídas deste ou dos demais Poderes da República…”

O uso da expressão “genocida” causa polêmica e já foi motivo de debates jurídicos sobre essa acusação contra Bolsonaro no enfrentamento à epidemia. Na CCJ, a base do governo reagia aos ataques da oposição.

“E vem a cantilena: ‘Genocida! Genocida! Genocida! Ah, tenha piedade, sra. Presidente! Lá vem o lulopetismo. Viva Bolsonaro, porque só ele mudará a história deste País!” – discursou o deputado Nelson Barbudo (PSL-MT), em 29 de junho.

“O certo era prender quem chama presidente de genocida” – disse o Delegado Pablo (PSL-AM), em 23 de novembro.

Logo que assumiu, Bia Kicis não tinha controle e, apesar das ameaças, não chegou a excluir o “genocida” das notas. Aconteceu em 24 de março, por exemplo, quando parlamentares da oposição se referiram a Bolsonaro e a seu governo com essa expressão 63 vezes, numa única sessão. Desse total, 14 “genocidas” foram disparados por Fernanda Melchionna.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf