Casal é acusado de tentar matar jovem negro por racismo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Maranhão denunciou à Justiça o casal que agrediu o jovem Gabriel da Silva Nascimento, de 23 anos, dentro do próprio carro ao confundi-lo com um ladrão. O caso aconteceu em Açailândia, município maranhense a 567 quilômetros da capital São Luís, em dezembro.

O empresário Jhonnatan Silva Barbosa e a dentista Ana Paula Vidal foram denunciados nesta quarta-feira, 26, por tentativa de homicídio triplamente qualificado, cuja pena vai de seis a vinte anos de reclusão. O MP apontou como agravantes a motivação racista, com emprego de asfixia e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. O caso deve ir a júri popular.

A promotora Fabiana Santalucia Fernandes, da Comarca de Açailândia, concluiu que os dois presumiram, ‘em razão sua raça e cor da pele’, que Gabriel estaria tentando furtar itens de valor do próprio carro.

“Resta clara a presença de indícios suficientes de autoria e de materialidade do crime de tentativa de homicídio triplamente qualificado, sobretudo diante dos depoimentos colhidos e demais provas documentais produzidas”, diz um trecho da acusação.

A denúncia foi enviada à Justiça apenas um dia após a Polícia Civil do Estado concluir o inquérito e sugerir o indiciamento do casal. Em depoimento, a dentista negou a autoria do crime e pediu para registrar que não tentou asfixiar Gabriel. O empresário não compareceu à delegacia para ser ouvido.

Recepcionista de um banco, o jovem estava no carro que comprado há poucos meses e se preparava para sair rumo a uma confraternização do trabalho quando foi atacado.

Imagens de câmeras de segurança (assista abaixo) mostram o momento em que ele é chamado de ladrão e passa a ser agredido. Gabriel é derrubado, alvo de chutes, pisões e tapas em uma sessão de espancamento que dura quase três minutos. Ana Paula chega a colocar os joelhos na barriga do jovem, enquanto Jhonnatan pisa em seu pescoço. Os ataques só cessam quando um vizinho avisa que a vítima é moradora do prédio em frente.

Estadão 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf