Cercadinho do Alvorada ganha filtro ideológico

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Não foi a primeira vez, nem a mais estridente, mas Bolsonaro cobrou dos seus meganhas para que seja a última. Se eles são incapazes de deter infiltrações no cercadinho do Alvorada, onde o presidente despacha com seus devotos, para que servem?

Em março de 2020, quando a pandemia de Covid-19 no Brasil mal estava começando, um haitiano cujo nome jamais seria revelado meteu-se no cercadinho e foi parar depois nos Trending Topics do Twitter com o que disse a Bolsonaro:

“Você está entendendo bem, estou falando brasileiro. Bolsonaro acabou. Todo brasileiro está recebendo mensagem no seu celular. Você não é presidente mais, precisa desistir. Você está espalhando o vírus e vai matar os brasileiros.”

Na manhã da última segunda-feira, Hadassa Gomes, 19 anos, estudante de jornalismo em Sorocaba, interior de São Paulo, disse na cara de Bolsonaro que ele era uma farsa. Mais tarde, no Twitter, chamou-o de covarde. Travou-se o seguinte diálogo:

“Presidente, posso falar um verso bíblico para o senhor? É aquele verso que o senhor diz que gosta muito, e eu também – é um dos meus favoritos. ‘Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’. E a verdade é Jesus, a verdade é justiça, a verdade é honestidade. E sabendo disso, dá para considerar que o senhor é uma farsa presidente.”

“Você veio aqui falar isso?”

“Não, eu vim questionar o senhor”

Os meganhas intervieram com atraso e a estudante foi posta para fora dali. O estrago, porém, estava feito. Episódios como esse deverão se multiplicar durante a campanha onde quer que Bolsonaro apareça. Mas, no cercadinho, é demais para ele.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf