Com 2% nas pesquisas, Doria diz que farão campanha “suja” contra si

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Em live promovida por grupo de empresários, o governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, João Doria, disse, neste domingo (30), que as eleições de 2022 terão uma “campanha suja” e fez acenos a candidatos da chamada terceira via.

Também participaram do debate os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB).

Doria fez ataques às gestões petistas e ao governo de Jair Bolsonaro (PL) e acenos a outros candidatos, citando Sergio Moro (Podemos), Simone Tebet (MDB), Alessandro Vieira (Cidadania) e Rodrigo Pacheco (PSD), e disse que é preciso esperar até julho para definir uma eventual candidatura única.

“Eu citei estes nomes, porque esses nomes eu conheço e sei que gostariam de avançar dentro desse processo democrático na defesa de um centro liberal social”, afirmou. “E teremos que ter competência, paciência, discernimento e humildade para construir essa opção fortalecida, se possível com uma única candidatura.”

“Não é algo obrigatório, mas é algo que faz sentido, já que temos dois extremos liderando a campanha eleitoral”, disse. “Isso só vai se materializar provavelmente entre o final de junho e o início de julho.”

Atrás nas pesquisas, tucano diz que é preciso esperar até julho para definir eventual candidatura única, mas não mencionou a hipótese de abrir mão da postulação, como sugerem alas do PSDB.

O governador manteve seu discurso de apontar o PT e Bolsonaro como opostos. “Seria um pesadelo se nós voltarmos a ter Lula como presidente ou se prosseguirmos com o atual presidente.”

O tucano acrescentou: “Lamentavelmente teremos uma campanha dura e suja para as eleições presidenciais. Ou você tem resiliência e capacidade de fazer esse enfrentamento, ou já será derrotado antecipadamente com o nível de emparedamento e fake news”, disse.

Com o tema “o futuro de uma nação”, a live foi uma iniciativa do grupo Parlatório, que reúne empresários, advogados, médicos e políticos.

Estiveram presentes neste domingo, quase cem participantes, entre eles, o ex-ministro da Fazenda e ex presidente do BNDES e que hoje integra o Banco Safra, Joaquim Levy. O encontro, porém, teve no Youtube poucas dezenas de espectadores.

O general Otávio Rêgo Barros, que atuou como porta-voz da Presidência da República de Bolsonaro até 2020 e que desde que saiu do governo tem sido uma voz crítica ao governo, também participou.

Além disso, participaram a doutora em microbiologia Natália Pasternak e o ex-embaixador do Brasil em Washington Sérgio Amaral.

Questionado sobre seus percentuais nas pesquisas eleitorais, o pré-candidato voltou a minimizar a importância dos baixos resultados e disse que é preciso não ter ansiedade.

“Neste momento, a população brasileira —a população brasileira significa o povão, os que elegem— está completamente distante das eleições”, disse. “A população só será ativada de fato, com o início do horário eleitoral, isso só acontecerá em agosto.”

Questionado por Amaral se a estagnação de seus resultados era um problema do PSDB e se o partido tinha perdido contato com a população, Doria deu uma resposta no meio do caminho.

Ao mesmo tempo em que disse que não acredita que o PSDB tenha se afastado do povo, Doria afirmou que especialistas estariam apontando que, mais do que partidos, a população escolherá o próximo presidente mais pelo candidato individualmente do que pelos eleitores.

Mencionou como prioridades em sua agenda, o combate à pobreza e políticas de geração de renda, além da saúde pública, citando que a Covid-19 continuará sendo uma questão para o próximo presidente.

Doria disse que faria um governo liberal e calcado na desestatização e desburocratização, e também defendeu o respeito ao teto de gastos, quando mencionou diretamente o governo petista de Dilma Rousseff e de Bolsonaro. “Romper teto de gastos é coisa de populistas”, disse.

Temer questionou Doria quanto à formação de um pacto nacional, caso eleito, para zerar e sepultar “um presente e um passado apodrecidos”. Na semana passada, o ex-presidente encontrou em São Paulo a senadora Simone Tebet (MS), pré-candidata do seu partido, o MDB.

Com problemas em sua conexão, FHC limitou sua manifestação a questionar o que Doria faria para melhorar a situação econômica do país, caso eleito.

Após a resposta, FHC disse que esperava que as propostas de Doria funcionassem e disse que estava torcendo por isso.

Na última semana, FHC voltou a indicar seu apoio a Doria. No ano passado, o veterano do PSDB gravou um vídeo declarando seu voto a Doria nas prévias do PSDB. Meses antes, uma foto do político ao lado de Lula, havia gerado mal-estar no partido.

Apesar de ter vencido nas prévias do PSDB, como mostrou a Folha, Doria enfrenta resistências dentro do próprio partido, que está dividido, além de amargar altas taxas de rejeição nas pesquisas.

No levantamento Datafolha de dezembro, Doria alcança 4% das intenções de votos, enquanto outros nomes da chamada terceira via têm melhor desempenho –Ciro Gomes (PDT) tem 7% e Sergio Moro, 9%.

Já no quesito rejeição, Doria chega a 34%, empatado com o ex-presidente Lula, presidenciável que lidera a corrida eleitoral. O presidente Bolsonaro é o mais rejeitado, com a marca de 60%.

A vitória nas prévias foi apertada –54% a 45%. Aliados de Leite dizem ser difícil se aliar a Doria, lembrando as acusações de pressões e fraude de filiações para vencer as prévias.

Nesse cenário, os tucanos da ala histórica que fizeram campanha para Leite sugerem que a melhor alternativa na chamada terceira via é Tebet, que tem 1% no Datafolha, mas, para eles, é a candidatura com mais chances de vingar.

Os senadores do PSDB José Aníbal (SP) e Tasso Jereissati (CE), por exemplo, que apoiaram Leite, veem qualidades na senadora.

Também o pré-candidato tucano derrotado nas prévias, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, explicitou a insatisfação de ala do partido com Doria. Defendeu que o PSDB e Doria tivessem disposição de rever a candidatura caso o governador paulista se mantenha estacionado nas pesquisas.

Folha  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf