Cruzeiros marítimos vivem explosão de covid no mundo todo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) identificou um “aumento vertiginoso” dos casos de covid-19 a bordo de cruzeiros nos últimos dias. Em nove dias foram registrados 798 casos, uma média de quase 89 pessoas positivadas por dia, entre 26 de dezembro e 3 de janeiro.

Os números, segundo a agência, reforçam a necessidade de suspensão da temporada de viagens de navio no Brasil. As cinco embarcações que operam na costa brasileira registraram casos.

De acordo com a Anvisa, desde o início da temporada, em 1º de novembro, foram confirmados 829 positivos entre tripulantes e passageiros. Antes do Natal, em 55 dias de circulação haviam sido confirmados apenas 31 casos, mas as notificações tiveram uma explosão após o dia 26 de dezembro.

“Chama a atenção a identificação de 502 casos entre tripulantes, o que representa 60% dos casos positivos a bordo das embarcações. Por se tratar de viajante com maior período de permanência nas embarcações, a ocorrência de infecção entre a tripulação agrega maior grau de risco à condição sanitária desses navios”, diz uma nota da Anvisa.

Segundo a agência, é possível que a “mudança repentina e brusca do contexto epidemiológico” tenha acontecido devido ao surgimento da variante ômicron. A Anvisa também ressaltou que a detecção dos casos aconteceu de forma rápida graças ao protocolo sanitário que exige que as embarcações tenham programas de testagem de tripulantes e passageiros.

A Anvisa explicou que, em reunião da agência com representantes do Ministério da Saúde, Estados e municípios “foram unânimes” e reiteraram a posição da agência sobre a suspensão provisória da temporada.

Além disso, explicou que as administrações estaduais e municipais relataram “dificuldade na obtenção dos dados epidemiológicos junto às empresas responsáveis pelas embarcações” e afirmaram que isso prejudicou a investigação de casos pelas autoridades de saúde locais. Com isso, foi difícil, também, identificar contatos próximos de suspeitos ou confirmados de covid-19.

“A Anvisa reforça que, desde agosto de 2021, já havia se manifestado pela inviabilidade da retomada da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, a qual deveria estar condicionada à avaliação do cenário epidemiológico do país”, diz a nota.

Uol 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf