Deputado argentino fã de Bolsonaro sorteia o próprio salário

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ALFREDO LUNA / Telam

A Mega-Sena tá diferente? O economista ultraliberal Javier Milei tomou uma atitude inusitada nesta quarta-feira: decidiu sortear o próprio salário – o primeiro recebido na função de deputado – entre mais de um milhão de pessoas. Para isso, o parlamentar do partido de extrema-direita La Libertad Avanza usou um site na internet para cadastrar os concorrentes e definir o ganhador.

O sorteio se tornou um espetáculo: realizado em frente às praias de Mar del Plata, cidade turística no verão, ele ganhou aplausos de apoiadores e insultos de opositores, diante de milhares de pessoas. O valor premiado foi de 205.000 pesos argentinos (o equivalente a quase R$ 11 mil).

Quando chegou ao local onde o sorteio foi realizado, o economista cumprimentou os presentes dizendo “olá a todos, eu sou o leão”. Na sequência, Milei aproveitou a oportunidade para atacar o governo do peronista Alberto Fernández. “Somos podres que nos fazem pobres”, gritou. “Eles punem os bem-sucedidos e recompensam os que fazem mal e o pior é que sempre falham. O sistema injusto é o do socialismo, que é um erro teórico que leva à miséria e à violência”, acrescentou.

A forma como o sorteio foi conduzido levou a Agência de Acesso à Informação Pública, que depende do Governo, a receber denúncias, o que fez com que a entidade abrisse uma investigação de ofício para apurar se o processo violou a lei de proteção de dados pessoais. Segundo os denunciantes, o site da rifa não informa sobre a política de privacidade da base de dados de quem se inscreveu, nem o destino que será dado às informações coletadas.Também não ficou claro como os cidadãos podem exercer os direitos de controle conferidos por lei.

“Ninguém está sob a mira de uma arma, eles colocam os dados voluntariamente. São dados básicos, não se enquadram na categoria de dados sensíveis, são dados que você contribui para qualquer rede social”, disse em entrevista à rádio diante das críticas. “Na vida real sou um minarquista [que o Estado é mínimo], mas filosoficamente sou um anarcocapitalista. Se eu doasse a dieta, estaria fazendo caridade com o dinheiro de outras pessoas, algo que vai de encontro ao meu postulado filosófico. Eu não poderia fazer assim e por isso a forma mais equânime é contornar”, argumentou.

Milei declarou que deve repetir o sorteio uma vez por mês. O primeiro ganhador foi um homem de 40 anos, que havia se inscrito no dia anterior. “Vou usá-lo para pagar dívidas. Estou separado e agora em um casal novamente. Tenho dois filhos adolescentes. Ainda não caí”, disse o sortudo à mídia local.

Javier Milei, que levou seu partido nanico ao terceiro lugar nas eleições primárias em Buenos Aires, defende a liberação da posse de armas, revogar a legalização do aborto e ‘dinamitar’ o Banco Central. Ele também é autor da frase polêmica “os impostos são um resquício da escravidão e o liberalismo foi criado para libertar as pessoas da opressão dos monarcas” (que, neste caso, seria o Estado).

Aos 50 anos, a figura midiática — ele é convidado frequente dos principais canais de TV, teve programas de rádio e estrelou peças de teatro — foi eleito deputado em novembro de 2021. Nas redes sociais, há vídeos em que aparece como um Deus que enfrenta demônios rodeado de anjos e, em sua cruzada contra a casta política inimiga, caminha ao lado de Trump e Bolsonaro.

A cada ato público ou entrevista que dá na televisão, o economista faz uma espécie de show, com direito a choro, raiva e um discurso inflamado contra o sistema político e o Estado, buscando, em suas palavras, “despertar leões” na sociedade argentina. O partido fundado por Milei se define como libertário, apropriando-se, segundo o historiador Felipe Pigna, de um termo historicamente associado a movimentos anarquistas nas primeiras décadas do século XX na Argentina. Ele é a versão local do partido espanhol Vox, do bolsonarismo e do trumpismo. E, justamente por isso, vem sendo levado a sério.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf