Direita tentará usar Cuba para constranger Alckmin

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert/PT

Aliados de Geraldo Alckmim preveem que ele enfrentará algumas “saias justas” caso acabe mesmo como candidato a vice-presidente na chapa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva nas eleições de outubro.

Uma delas, dizem, será sobre Cuba. Aliados lembram que Alckmin sempre foi crítico do regime cubano, enquanto o PT já deixou claro que não abrirá mão da defesa de seus aliados de esquerda. Sejam eles ditadores ou democratas.

Publicamente, Alckmin sempre condenou a autocracia dos irmãos Castro em Cuba. Em 2013, quando era governador de São Paulo, recepcionou pessoalmente a blogueira cubana Yoani Sánchez, crítica da ditadura, em visita à capital paulista.

Antes disso, nas eleições de 2006, quando concorreu contra Lula à Presidência da República, Alckmin chamou Fidel Castro de “obsoleto” em uma entrevista à Folha de S. Paulo. Completou dizendo que o regime castrista “não representa o futuro”.

Dirigentes do PT, por sua vez, afirmam que não haverá nenhum constrangimento na campanha de Lula em manter a posição que o partido “sempre manteve”, apelando para “autodeterminação dos povos” para justificar a defesa de aliados polêmicos.

Recentemente, Lula causou polêmica ao minimizar a ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua, chegando a compará-lo com a chanceler alemã Angela Merkel.

Na ocasião, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), disse à coluna que Lula foi vítima de “fake news” e que não havia visto problema na posição adotada pelo ex-presidente da República. “Se quiser saber como o PT será na campanha (no tema das relações exteriores), é só olhar nossos governos”, afirmou.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf