Editorial do JN desanca Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A noite desta quinta-feira, 6, foi histórica para o jornalismo brasileiro. Num ato de coragem e de luta em favor da vida, o Jornal Nacional divulgou um editorial criticando as atitudes irresponsáveis do presidente Jair Bolsonaro nos últimos dias em relação à vacinação das crianças contra a Covid. Editoriais no JN são raros, mas eles o fazem em momentos mais graves do país.

William Bonner começou dizendo que “as declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre as mortes de crianças por Covid afrontam a verdade e desrespeitam o luto de milhares de brasileiros”.

A afirmação não poderia ser mais verdadeira. Como a coluna mostrou nesta quarta-feira, 6, Bolsonaro é incansável na luta contra a saúde e continua espalhando mentiras sobre os casos de Covid em crianças com idade entre 5 e 11 anos.

Para piorar, o presidente ameaça a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e insinua que há interesses por trás do esforço pela imunização das crianças. Há, sim, o interesse de salvar vidas. Apenas isso. Bonner foi à lei que criou a Anvisa para explicar que “interesse” pode estar por trás.

“O interesse da Anvisa está expresso na lei que a criou. Coordenar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária em defesa da saúde da população”. Lembrou que a lei estabelece que a agência é independente, e que o governo precisa garantir essa prerrogativa. “Não é isso que o presidente tem feito ao ameaçar divulgar os nomes dos integrantes da Anvisa que aprovaram a vacinação infantil”.

O editorial do Jornal Nacional é um grito. Um grito de quem não aguenta mais ouvir calado os absurdos ditos pelo presidente do país. Um grito de um jornalismo que tenta mostrar ao Brasil que as fake news não vão superar os fatos. William Bonner e Renata Vasconcellos fizeram o que muitos gostariam de fazer: deixaram claro que Bolsonaro precisa ser responsabilizado.

“O presidente Jair Bolsonaro é responsável pelo que diz, pelo que faz… espera-se que venha também a ser responsável por todas as consequências daquilo que faz e diz”, concluiu Bonner.

A frase é uma convocação ao Ministério Público para agir. Enquanto o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, finge em não ver os crimes que estão sendo cometidos pelo presidente, a população pede por responsabilização.

Bolsonaro já cometeu diversos crimes desde que assumiu o pode, mas atingiu o ápice ironizando o sofrimento das famílias que perderam suas crianças para a Covid.

Esse crime, assim como tantos outros, vai ficar para a história e o Jornal Nacional poderá dizer que fez a sua parte na resistência do país para tentar parar o presidente.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf