Eduardo Paes vai se aliar a Ciro Gomes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Já tem efeitos na política fluminense a definição de Lula de apoiar Marcelo Freixo (PSB) na eleição para o governo do Rio. O PSD de Eduardo Paes e o PDT de Ciro Gomes estão perto de fechar um acordo para as eleições no estado, com potencial até para se transformar num apoio de Paes a Ciro na eleição presidencial.

O prefeito do Rio e o candidato do PDT à presidência da República vão se reunir na próxima quarta-feira (2), no Rio, em um encontro do qual participarão também o presidente do PDT, Carlos Lupi e os pré-candidatos ao governo dos dois partidos: o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, e o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Paes ainda convidou Ciro para falar na reunião com seu secretariado marcada para o domingo seguinte (6).

O encontro deve selar um acordo para que Santa Cruz e Neves sigam juntos nas eleições, com um disputando o governo estadual e o outro, o Senado. Quem vai estar em qual posição ainda não se sabe. Segundo Paes, isso será definido mais tarde.

O prefeito não descarta discutir apoio a Ciro Gomes em 2022. Mas só se o PSD não tiver candidato. Por enquanto, o partido vem mantendo a pré-candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, à presidência da República.

Nos últimos meses, Paes manteve diálogo frequente com Lula e com lideranças petistas como o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, o deputado estadual André Ceciliano.

Lá atrás, especulou-se que Paes poderia até deixar a prefeitura para tentar o governo, o que ele sempre negou. Mais recentemente, o prefeito chegou a sugerir que Ceciliano se filiasse ao PSD e saísse candidato ao governo, apoiando Lula para a presidência.

O ensaio de candidatura de Ceciliano causou estresse com Marcelo Freixo e serviu para pressionar o PSB a aceitar o acordo com o PT em São Paulo, local onde a formação da chapa vem travando a articulação para que Geraldo Alckmin se filie ao PSB e se torne candidato a vice na chapa de Lula.

Até mesmo Rodrigo Neves, que já foi do PT, chegou a ser lembrado como alguém que o PT poderia apoiar, caso a aliança com o PSB não fosse adiante.

Nos últimos dias, porém, Lula vem dizendo claramente que seu candidato no Rio será mesmo Freixo, o que reduz a margem de manobra política de Paes.

Na última pesquisa de intenção de voto para o governo do estado realizada pelo instituto Quaest, Freixo lidera com 25% neste caso, contra 16% para o atual governador, Cláudio Castro (PL). Nesse levantamento, Rodrigo Neves teve 7% e Felipe Santa Cruz, 3%.

Nas conversas sobre o cenário eleitoral, Eduardo Paes vem dizendo que é virtualmente impossível fechar um acordo local com os petistas, porque o PT “quer tudo para ele” – traduzindo, os candidatos à presidência da República, governo e Senado. “Aí não dá.”

É por isso que Paes considera ir de Ciro Gomes para presidente, caso Pacheco não siga adiante. Com o pedetista, a conversa tem rolado mais fácil, mas só o tempo vai dizer se esse namoro vira mesmo casamento.

O Globo 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf