Em meio a surto de covid em crianças, Queiroga promete vacinas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ALFTV-REC. FEDERAL

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta-feira que não faltará vacina para os responsáveis que “desejem vacinar seus filhos” e frisou que “os brasileiros são livres para optar” pela imunização. A declaração foi dada em Brasília, momentos antes de viajar a São Paulo para receber o primeiro lote da vacina contra Covid-19 para crianças.

A remessa da Pfizer, voltada para o público de 5 a 11 anos, aterrissou no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 4h desta madrugada, contendo 1,248 milhão de doses. Após o desembarque, as vacinas foram encaminhadas para um estoque no aeroporto, para então serem levadas a um centro de distribuição e logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

— Quero assegurar que (a) todos os pais que desejem vacinar seus filhos, não faltará vacina. A campanha de vacinação do Brasil vai muito bem porque os brasileiros são livres para optar por essa política pública — declarou em um vídeo publicado em seu Instagram nesta manhã.

A previsão do ministério é receber 4,3 milhões de doses pediátricas (Cominarty) da farmacêutica ainda em janeiro, e um total de 20 milhões no primeiro trimestre.

Em seu Twitter, na quarta-feira, Queiroga destacou que as vacinas infantis contra Covid-19 “não são obrigatórias”, pois não estão inclusas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), apenas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid019 (PNO). Em suas declarações, ele têm feito questão de reforçar que pais, mães e responsáveis têm a opção de imunizar suas crianças, o que vem atraindo críticas da comunidade especializada, segundo a qual tanto o presidente da República quanto o ministro da Saúde deveriam incentivar a população a se proteger contra a doença.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu crianças de 5 a 11 anos na bula da vacina da Pfizer numa decisão anunciada em 16 de dezembro. Apesar disso, o governo federal vinha dificultando o início da vacinação infantil. O ministério de Queiroga pressionou pela exigência de atestado médico para aplicação da vacina, por exemplo, e o presidente Jair Bolsonaro chegou a questionar qual seria “o interesse das pessoas taradas por vacina”.

Bolsonaro deu diversas declarações contrárias à imunização. Apesar de dados oficiais mostrarem 301 óbitos de crianças no Brasil por Covid-19, ele disse não conhecer mortes nessa faixa etária. Afirmou também que sua filha, Laura, não seria vacinada, e desincentivou responsáveis a imunizarem seus filhos.

No mesmo vídeo publicado por Queiroga, o coordenador do Departamento de Logística da pasta, Ridauto Fernandes, prometeu que as vacinas para crianças desembarcadas nesta quinta no Brasil chegarão ao “último dos estados” até as 17h da sexta-feira. Até lá, passarão por um controle de qualidade, segundo ele, antes de serem distribuídas.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf