Esquerda do PT quer mandar em Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução

Se uma parcela do PT é contra o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin ser o candidato a vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, isso importa muito pouco. Se fará abaixo-assinados, se protestará duramente nas reuniões internas. Alckmin será o candidato a vice de Lula se Lula assim o quiser. Sempre foi assim. E não será diferente exatamente no momento em que o PT, apeado do seu projeto de poder com o impeachment de Dilma Rousseff e a prisão de Lula, enxerga claramente as chances de retomá-lo.

As informações dão conta de que, de fato, a possibilidade da aliança está madura. E pode vir a ser anunciada no mês que vem. Há questões a serem acertadas, especialmente relacionadas às eleições estaduais. Se o PT abrirá mão da candidatura de Fernando Haddad em São Paulo para Márcio França é a principal delas. E é definidora inclusive sobre se Alckmin se filiará mesmo ao PSB. Mas já existem outras possibilidades de filiação para ele caso gore o acerto com o PSB: o Solidariedade e o PV.

Enfim, tudo parece muito mais depender de Lula considerar que ter Alckmin ao seu lado na campanha e no eventual governo é a melhor alternativa para ele. Sempre foi assim. Como reconheceu o ex-presidente Ricardo Berzoini numa entrevista recente ao Congresso em Foco, “Lula extrapola o PT”. Para o bem e para o mal, do ponto de vista do partido.

Ao longo de toda a história política do PT, Lula sempre foi o centro e a referência. Não por acaso, ele foi o candidato à Presidência da República em todos os momentos desde a primeira eleição presidencial, com exceção daqueles em que estava impossibilitado pelas regras.

Sem entrar aqui em avaliações de mérito sobre as pessoas, os que tentaram fazer sombra política a Lula se deram mal. Luiza Erundina e Cristovam Buarque deixaram o partido. Eduardo Suplicy foi o tempo todo escanteado.

Quando Lula não podia disputar um terceiro mandato, foi ele quem escolheu Dilma Rousseff. Que os eleitores chamavam de “a mulher do Lula”. Diz-se que com o arranjo de que Dilma abriria mão da reeleição para a sua volta. Mas Dilma bancou a aposta e reelegeu-se. Caiu nas mãos de Eduardo Cunha, disposto a lhe criar todo tipo de dificuldade e inviabilizar seu governo na presidência da Câmara. Encontrou ali uma turma grande de outros parlamentares dispostos a segui-lo na criação dessas dificuldades. O governo de Dilma ficou inviabilizado e veio o impeachment. Lula foi preso e impedido de disputar em 2018. Fernando Haddad perdeu para Jair Bolsonaro e o ciclo do PT no poder, o maior da República brasileira, foi interrompido.

Lula tem agora a chance de retomar esse ciclo. Seja por nunca ter permitido sombras à sua liderança, seja pelo peso que conquistou junto à sociedade, o fato é que é somente Lula mesmo quem consegue retomar esse ciclo. Ele, como diz Berzoini, extrapola o PT. Sua vontade foi sempre a que prevaleceu internamente. E não vai deixar de ser assim agora.

Congresso em Foco 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf