Explodem casos de fluxo na no país

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os casos identificados no Brasil de flurona – a infecção simultânea por gripe e Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus –aumentaram 114% em três dias.

Na terça-feira (4/1), as secretarias estaduais de Saúde haviam registrado 122 casos da coinfecção. Nesta sexta-feira (7/1), o número saltou para 262.

O mais recente estado a notificar adoecimentos simultâneos de Covid-19 e gripe é Pernambuco, onde 31 pessoas foram contaminados com ambos os vírus.

Na capital do país, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, na quinta-feira (6/1), que já foram notificadas 89 ocorrências confirmadas. Nenhuma delas evoluiu para casos graves, nem demandou internação. Antes, eram 26 pacientes diagnosticados.

Autoridades sanitárias de 14 estados e do Distrito Federal já registram casos de flurona – a infecção simultânea por gripe e Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal, Bahia e Mato Grosso do Sul são os locais com mais notificações

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia confirmou, na quinta, o primeiro caso de infecção simultânea por Covid-19 e influenza. A paciente diagnosticada é uma mulher, profissional de saúde e tem cerca de 60 anos. Ela apresenta sintomas leves, segundo o órgão, e está sendo monitorada.

Na quarta-feira (5/1), Rio Grande do Sul, Alagoas, Minas Gerais e Sergipe confirmaram registros. O caso gaúcho é de um homem de 21 anos, morador de Porto Alegre, que apresentou sintomas gripais leves e não precisou de hospitalização.

Veja o número de ocorrências por estado:

São Paulo – 110
Rio de Janeiro – 2
Ceará – 3
Rio Grande do Norte – 1
Mato Grosso do Sul – 6
Distrito Federal – 89
Mato Grosso – 1
Bahia – 11
Rondônia – 1
Goiás – 1
Rio Grande do Sul – 1
Alagoas – 1
Sergipe – 1
Minas Gerais – 3
Pernambuco – 31
A dupla infecção é conhecida como flurona, uma junção das palavras “flu”, que é gripe em inglês, com parte da palavra “coronavírus”.

Além do Brasil, Estados Unidos, Israel, Hungria e Espanha registraram flurona.

Os pacientes infectados por flurona, geralmente, apresentam febre, dor no corpo, falta de apetite, tosse, dor nas articulações, nos músculos e na garganta.

Em casos mais graves, pode haver a falta de ar e a necessidade de internação. Especialistas afirmam, entretanto, que a população não precisa se apavorar, pois não há evidências de que a coexistência dos vírus causará quadros mais graves.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf