Famílias baianas estão abrigadas sob viadutos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: João Paulo Guimarães/Especial Metrópoles

Sobrou um rastro de destruição após os temporais que atingiram o sul da Bahia na virada do ano. Apesar da diminuição das pancadas de chuva, os estragos afetam a vida de um sem-número de famílias. Muitas ainda não sabem como reconstruir a vida.

Em Itabuna, cidade distante 435 quilômetros de Salvador e uma das mais afetadas pelas chuvas, os próprios habitantes trabalham na reconstrução do município. Lá, a cheia do Rio Cachoeira, o maior da região e que corta toda o município, chegou a sete metros. Cinco das seis comportas da barragem do aquífero foram abertas.

Casas não resistiram à força da água. Ruas ficaram submersas. Histórias de vida se perderam. É o que aconteceu com a dona de casa Poliana Cardoso, de 26 anos.

Grávida de cinco meses, ela é mãe de dois filhos e agora vive com o marido em um barracão improvisado. Depende da solidariedade, e a subsistência é garantida por meio da doação de roupas, de comida e de água.

“Perdemos tudo. Agora, moramos aqui porque, se não fosse aqui, seria debaixo do viaduto com as outras famílias que foram para lá. Aqui, nossos vizinhos moram com a gente e a gente se ajuda”, conta.

O local a que Poliana se refere é o viaduto Governador Paulo Souto. A estrutura passou a funcionar como abrigo improvisado após os temporais.

Ali, famílias inteiras tentam sobreviver à catástrofe. Ao menos 10 grupos, incluindo crianças e idosos, tentam recompor a rotina com o que sobrou. Quase nada. Alguns móveis e colchões foram resgatados após a passagem da água.

Patrícia Nascimento, de 26 anos, e os filhos de 8, 7 e 2, estão no local. Ela conta que fugiu andando da violência da água. Assistiu à vida mudar de rota repentinamente pelo querer da natureza.

“Estamos aqui debaixo do viaduto faz uns 10 dias já. A gente limpa aqui como se fosse a nossa casa”, conta, resignada.

O viaduto não é o único local que passou a ser moradia improvisada. No campo de pouso do aeroporto desativado de Itabuna, algumas famílias ergueram barracos improvisados com lonas e tecidos, como lençóis e colchas de cama.

A Prefeitura de Itabuna iniciou os trabalhos de limpeza das ruas. Essa foi a maior enchente na região desde 1967. O cheiro é insuportável em todo o trajeto por onde a água passou.

As chuvas fortes atingiram o sul da Bahia em meados de dezembro. As pancadas se avolumaram ao longo do mês e deixaram marcas indeléveis na região. Ao todo, 25 pessoas morreram.

Segundo balanço do governo baiano, 32,7 mil pessoas ainda estão desabrigadas e outras 57,5 mil, desalojadas. O estado nordestino teve 165 municípios afetados pelas chuvas e 153 deles declararam situação de emergência.

O governo federal destinou R$ 200 milhões para a reconstrução das cidades atingidas, além do socorro das famílias prejudicadas. Campanhas organizadas pela sociedade civil arrecadaram donativos. Ainda é cedo dizer quando e quanto custará recompor a realidade da população penalizada pela água.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf