Governo atrasa entrega de imunizantes pediátricos da Pfizer

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O lote com as primeiras doses da vacina infantil da Pfizer contra Covid-19 começaria a ser distribuído aos estados brasileiros, segundo a previsão do Ministério da Saúde, entre a noite de quinta-feira (13) e a manhã desta sexta-feira (14).

Porém, nesta sexta, pelo menos 10 estados relataram não terem recebido as doses após atrasos e reprogramações dos voos com suas porções prometidas das 1,2 milhão de doses do imunizante. Outros cinco estados e o Distrito Federal relataram que as entregas ainda estão dentro do prazo previsto. Pelo menos seis estados já estão em posse das doses.

Veja a situação da entrega das doses:

10 estados relataram atrasos no recebimento, até o momento: BA, SC, AM, PR, PI, PA, MS, MT, AC, GO
5 estados e o DF informam que previsão ainda está no prazo: DF, MA, RO, RR, ES, PB
6 estados já receberam as doses pediátricas pelo Ministério da Saúde: SP, MG, RN, RJ, TO, PE
As doses estavam armazenadas no Centro de Distribuição do governo federal, na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, para distribuição nacional.

Os primeiros voos estavam previstos para decolar, a partir das 22h15 de quinta (13), rumo aos estados do Distrito Federal, Goiás, Bahia, Ceará, Pernambuco, Acre, Amazonas, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul.

Entre os estados com atrasos, a Bahia informou que, “pela terceira vez, em menos de 24 horas, o Ministério da Saúde reprogramou a entrega da vacinas”. Inicialmente previstas para chegar às 01h20 da manhã de sexta, a nova previsão é que o imunizante chegue às 14h40 no Aeroporto de Salvador.

“Infelizmente, a inconsistência de informação prejudica o planejamento de estados e municípios na distribuição dos imunizantes”, informou a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.

O Ministério da Saúde também alterou a previsão de desembarque das doses que vão para o Paraná. Inicialmente previstas para chegarem às 07h50 desta sexta, os imunizantes serão encaminhados ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) em um voo previsto para pousar às 13h50.

Santa Catarina deveria receber 39.800 doses para vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade às 08h25 desta sexta-feira (14). Porém, de acordo com a correspondente da CNN em Florianópolis, Gabrielle Ravasco, o voo pousou sem os imunizantes.

A Secretaria de Saúde do estado descobriu a situação apenas no momento do pouso, e informou que a nova previsão de chegada do imunizante é para 14h05.

O Amazonas também relatou que as doses não chegaram no estado. “O Ministério da Saúde reprogramou o envio de doses das vacinas para crianças no Amazonas, que estava previsto para esta madrugada. A previsão de chegada permanece para esta sexta-feira (14/10), em horário a ser confirmado”, informou a Secretaria de Saúde.

Em comunicado, o governo do Piauí também informou que foi cancelado o voo que levaria as doses pediátricas ao estado. “O cancelamento se deu em virtude da tripulação ter testado positivo para Covid-19”, informou em nota a Secretaria de Saúde do Piauí, que disse aguardar comunicado do governo federal com nova programação de voo.

Além disso, a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que houve atraso por parte do Ministério da Saúde. As doses que deveriam ter chego durante a madrugada devem chegar ainda nesta sexta (14), informou a Sespa.

Pela previsão do Ministério, o Acre deveria ter recebido o primeiro lote de doses pediátricas ainda na noite de quinta-feira (13). Porém, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) afirmou que as vacinas não forma enviadas. “O Ministério da Saúde informou nova previsão para envio nesta sexta-feira, 14, às 21h50, em voo da Latam”, comunicou a Sesacre.

O Mato Grosso do Sul também sofreu alterações na previsão de entrega das 18.300 doses prometidas ao estado. De acordo com a Secretaria de Saúde, a entrega que aconteceria às 07h35 desta sexta (14) foi adiada para 18h30.

O estado de Mato Grosso foi informado pelo Ministério da Saúde que as 23 mil doses, inicialmente previstas para chegar às 08h10 desta sexta, vão chegar apenas às 16h15 no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

A Secretaria de Saúde de Goiás informou que teve o voo com as vacinas infantis reprogramado para às 13h55 desta sexta. A previsão inicial de chegada no Aeroporto Internacional de Goiânia era às 01h30 da madrugada de quinta para sexta.

Os estados Paraíba, Espírito Santo, Roraima, Rondônia, Maranhão e o Distrito Federal informaram à CNN que ainda estão dentro do prazo para a chegada das doses. Os voos têm previsão de pouso para o final da manhã e início da tarde desta sexta-feira (14), carregados com as primeiras vacinas infantis.

Apesar do Ministério ter inicialmente previsto que as doses chegariam às 00h05 desta sexta no Distrito Federal, o governo do DF afirmou que o cronograma segue dentro do prazo e as vacinas devem chegar às 14h.

Até o momento, a CNN confirmou o recebimento das doses pediátricas através da distribuição do governo federal nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Tocantins, Pernambuco, além de São Paulo.

O governo mineiro afirmou que recebeu, na manhã de sexta (14), 110 mil doses no Aeroporto de Confins. O estado pretende começar a distribuir as vacinas ainda nesta tarde.

“A previsão é que até a segunda-feira (17) todas as Unidades Regionais de Saúde já tenham recebido os imunizantes”, informou o governo.

Apesar de ter relatado atraso na chegada das doses por mudanças na previsão de voos do Ministério da Saúde, o governo do Rio Grande do Norte informou que 20.900 doses chegaram no estado às 10h40 desta sexta (14).

“A carga de vacinas que chegaria ao Rio Grande do Norte na madrugada desta sexta-feira (14) não foi enviada pelo Ministério da Saúde”, havia informado a Secretaria da Saúde Pública do estado mais cedo.

No final da manhã, o governo do Rio Grande do Norte informou que as vacinas chegaram e a distribuição aos municípios deve começar às 15h desta sexta.

O Rio de Janeiro passou por situação parecida. O estado deveria ter recebido sua parte do primeiro lote enviado pela Pfizer na madrugada de quinta (13). Porém, na manhã de sexta (14), foi relatado que as 93,5 mil doses não tinham sido enviadas.

A Secretaria de Saúde do Tocantins informou por e-mail à CNN que já recebeu as doses pediátricas enviadas pelo Ministério da Saúde.

No início da manhã desta sexta (14), o secretário-executivo de Comunicação de Pernambuco havia relatado ao correspondente da CNN em Recife, Diego Barros, que o estado não recebeu as vacinas prometidas para chegar durante a madrugada. Porém, o governo pernambucano informou posteriormente que 60 mil doses chegaram às 10h50 no Aeroporto Internacional do Recife.

O estado espera iniciar em breve a distribuição aos municípios, e finalizar a entrega no sábado (15).

São Paulo também já está em posse das doses porque a entrega da Pfizer aconteceu no estado, em voo que pousou no aeroporto de Viracopos, em Campinas, o que facilitou a logística do repasse.

A CNN entrou em contato com o Ministério da Saúde para comentar o atraso nas entregas.

Em evento do Ministério da Saúde transmitido pelas redes sociais nesta sexta (14), o ministro Marcelo Queiroga negou que a pasta esteja atrasando o repasse das vacinas infantis aos estados.

Ele afirmou que “há toda uma narrativa construída de forma enviesada para trazer intranquilidade para a população brasileira”.

Segundo Queiroga, a distribuição de vacinas infantis pelo Ministério da Saúde foi baseada “na melhor evidência científica e num planejamento logístico adequado”. “Ficou claro que o ministério da Saúde não atrasa nada.

Nós trabalhamos aqui fortemente para antecipar essas políticas públicas que são do interesse da população brasileiro”, declarou.

Além disso, o Ministério divulgou nota dizendo que o repasse aos estados será feito em menos de 48 horas após a chegada das doses no Brasil.

“Normalmente este processo leva de 5 a 9 dias. A distribuição começou na madrugada desta sexta-feira (14) e as vacinas estão a caminho dos estados”, escreve o comunicado.

“Mudanças pontuais na logística dos voos não vão afetar o início da vacinação pediátrica, que dependem ainda do controle de qualidade dos órgãos competentes”, conclui o Ministério.

Como as doses da Pfizer chegaram ao Brasil diretamente em São Paulo, o governo paulista não dependeu da distribuição de doses através de voos, como os outros estados.

O governo de São Paulo anunciou que o início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos foi antecipado para esta sexta-feira (14). As primeiras doses serão aplicadas às 12 horas, em evento no Hospital das Clínicas.

Nesta quinta (13), São Paulo já tinha registrado mais de 230 mil de crianças pré-cadastradas virtualmente para receber a vacina.

Para além de São Paulo, outras sete capitais e o Distrito Federal já definiram seus calendários para vacinação das crianças de 5 a 11 anos, a depender da chegada das doses.

De acordo com levantamento da Agência CNN, a capital tocantinense de Palmas também pretende iniciar a imunização infantil ainda nesta sexta-feira (14).

A Secretaria de Saúde do Tocantins afirmou que, até o momento, não houve alteração na previsão de chegada das doses no estado – prevista para esta sexta-feira às 10h30.

Já Campo Grande pretende começar a aplicação de doses neste sábado (15).

O Distrito Federal e a capital da Paraíba, João Pessoa, planejam iniciar a vacinação no domingo, dia 16.

Rio de Janeiro, Goiânia e Teresina devem iniciar a vacinação infantil na segunda-feira (17). Por fim, Porto Alegre definiu que começará a vacinar as crianças na quarta-feira (19).

Os outros estados disseram que vão esperar receber as primeiras doses para definir quando irão iniciar a vacinação infantil contra a Covid-19.

CNN Brasil  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf