Internação de Bolsonaro faz dúvidas sobre facada de 2018 ressurgirem

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A mais recente internação do presidente Jair Bolsonaro, para tratar uma obstrução intestinal, serviu para reavivar as discussões sobre o atentado a faca sofrido pelo então candidato a presidente em 2018. Nos primeiros cinco dias de janeiro, 125 mil publicações no Twitter citaram o termo “facada”, de acordo com um levantamento da consultoria Arquimedes. Para efeito de comparação, em todo o mês de dezembro foram 80 mil publicações com o termo.

Bolsonaro, seus filhos e ministros fizeram publicações relembrando o atentado de 2018. “É a segunda internação com os mesmos sintomas, como consequência da facada (06/set/18) e 4 grandes cirurgias”, escreveu o presidente no Twitter, horas após a internação, na segunda-feira. Na quarta-feira, ao deixar o hospital, Bolsonaro cobrou um aprofundamento das investigações sobre o atentado de 2018.

 

— A estratégia não é nova e nem surpreende. Não é a primeira vez que Bolsonaro e seu grupo de apoio retomam menções à facada, sempre tentando vincular a esquerda ao episódio. É uma maneira de remeter à campanha vitoriosa de 2018 e, de quebra, travar ataques dos opositores partidarizados, que costumam maneirar nas palavras quando o presidente apresenta problemas de saúde — avalia Pedro Bruzzi, sócio da Arquimedes.

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), que comanda a estratégia do pai nas redes sociais, escreveu que “crer que a facada de antigo filiado do PSOL foi um fato isolado não é inocência”. Adélio Bispo de Oliveira, responsável pela facada, foi filiado ao PSOL entre 2007 e 2014. O fato é mencionado com frequência por Bolsonaro e seus apoiadores.

 

Na quarta-feira, depois de ter alta, Bolsonaro negou que estivesse se “vitimizando” com a internação:

— De jeito nenhum, (existe) efeito político. Eu não queria estar aqui — disse, em entrevista coletiva. — Querer levar para esse lado da politização, que eu estou me vitimizando, está de brincadeira comigo.

Bruzzi ressalta que a internação também levou a uma trégua nas críticas que Bolsonaro vinha recebendo por estar de férias enquanto a Bahia sofria com fortes chuvas, que deixaram ao menos 26 mortos. O presidente não visitou a região e manteve sua programação de descanso em Santa Catarina, onde andou de jet ski e visitou um parque de exposições. A internação antecipou o fim das férias, que estavam previstas para terminar na terça-feira.

Desde setembro de 2018, o presidente já realizou seis cirurgias, mas nem todas relacionadas com a facada. Em julho do ano passado Bolsonaro também foi internado em São Paulo devido a uma obstrução intestinal, mas não houve cirurgia.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf