Internações de crianças por covid batem recorde em SP

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A onda de contágio da Ômicron, nova cepa do coronavírus, motivou recordes de infecções em todo o mundo. Em entrevista ao Metrópoles, gestores de hospitais de referência ao público infantil na cidade de São Paulo informaram que a variante também elevou a patamares inéditos os atendimentos e as internações para tratamento da Covid-19 de crianças de até 12 anos.

No Hospital Municipal Menino Jesus, na Bela Vista, região central de São Paulo, foram internadas 12 crianças por coronavírus somente até esta quarta-feira (12/1). Trata-se de um novo recorde para o período de um mês no centro médico. Antes, o mês mais movimentado tinha sido março do ano passado, quando 10 crianças ficaram internadas por lá.

“Não tenho dúvida de que esse aumento está ligado à Ômicron, que se espalha com mais facilidade e está infectando até muita gente vacinada”, avalia o pediatra Antônio Carlos Madeira de Arruda, 75 anos, superintendente médico do Hospital Municipal Menino Jesus.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, não houve nenhuma morte infantil por coronavírus no endereço, referência para onde crianças atendidas na rede pública municipal são preferencialmente encaminhadas.

Das 12 internações em janeiro no hospital, cinco crianças já tiveram alta. Ainda restam internados dois bebês com 2 meses de idade, duas crianças de 2 anos, uma criança de 1 ano e um adolescente de 13 anos. Todos são monitorados na enfermaria. “Na maioria das vezes, crianças de pouca idade tem quadros muito leves”, afirmou Arruda.

O atendimento e a internação por Covid-19 também bateram recordes neste janeiro no Hospital Sabará, na região central de São Paulo, de atendimento privado exclusivo a crianças e adolescentes de até 18 anos. Só em um plantão deste mês, houve 38 casos diagnosticados, de acordo com o infectologista Francisco Ivanildo de Oliveira Júnior, gerente de qualidade assistencial e infectologista do local.

“Internação tem variado entre duas e três por dia. São casos de baixa gravidade, nenhum que precise de UTI. A situação agora é pior do que o pico que vivemos em março do ano passado”, afirmou Júnior ao Metrópoles.

No Sabará, também não ocorreu nenhuma morte de criança por coronavírus desde o início da pandemia. O infectologista recomenda que pais busquem vacinar seus filhos tão logo o imunizante contra a Covid-19 esteja disponível para a faixa etária. Ressalta ainda que o momento de elevado contágio deve inspirar cuidados para não frequentar aglomerações e restringir os contatos fora de casa.

“Não é hora de aglomeração, de shows, de estádios de futebol. Não existe forma de tentar reduzir a disseminação do vírus se não estimular a população a um comportamento mais retraído. É o inverso do que acontece no fim de ano”, destaca Júnior.

O profissional avalia que o início da vacinação de crianças entre 5 e 12 anos, programado para esta quinta-feira (13/1), deve mostrar “alguma melhora” contra a disseminação da doença nessa faixa etária, mas analisa que seria importante que a imunização no país seguisse o intervalo recomendado pela fabricante do antígeno (Pfizer), de 21 dias entre a primeira e a segunda dose.

“Não houve previsão de vacina em quantidade suficiente para a população toda. Com uma dose, talvez já vejamos melhora, mas vai demorar para ter a população vacinada com as duas doses”, afirmou.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf