Janaina Paschoal diz que disputara Senado com Damares

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Greg Salibian/Folhapress

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) diz que mantém sua pré-candidatura ao Senado mesmo diante da afirmação do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que pode apoiar a ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) na disputa pela vaga de São Paulo nas eleições de outubro.

“Sigo pré-candidata. Quem vier vai ter que concorrer comigo”, afirmou Janaina à coluna nesta quinta-feira (20).

Bolsonaro ventilou a possibilidade nesta quarta-feira (19), em entrevista à TV Jovem Pan, e revelou que discutiu a ideia com o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), pré-candidato ao governo paulista apoiado pelo Planalto.

“Eu posso adiantar uma possível senadora para São Paulo: ministra Damares. Deixo bem claro que é possível candidata ao Senado, não está batido o martelo. O convite foi feito”, afirmou o mandatário durante entrevista para a TV Jovem Pan.

Janaina se movimenta para concorrer à vaga, mas não tem ainda uma legenda para abrigá-la. Ela já decidiu que sairá do PSL após a união da sigla com o DEM, dando origem ao partido União Brasil, e negocia seu ingresso no PRTB.

A deputada e advogada, célebre pela atuação no impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), diz que mantém os diálogos com o partido do vice-presidente Hamilton Mourão, mas precisa esperar a oficialização da União Brasil para ter o direito de deixar o PSL sem perder o mandato.

Reportagem da Folha no início do mês mostrou que a proposta de ter Janaina na chapa com Tarcísio vinha sendo bem avaliada tanto pelo pré-candidato a governador —que conversou recentemente com a deputada estadual— quanto por líderes do centrão próximos de Bolsonaro.

A parlamentar refuta o rótulo de bolsonarista e prefere se declarar independente em relação ao governo. Ela se alinha a pautas como a desconfiança das vacinas contra a Covid-19 e a bandeira da liberdade individual, mas já criticou o presidente e apoiadores por intolerância ao contraditório, por exemplo.

 

Na manhã desta quinta, após a fala de Bolsonaro cogitando lançar Damares em São Paulo, Janaina escreveu em uma rede social: “Com a habilidade que Bolsonaro tem para re(unir) a direita, em 23, teremos um Senado vermelho, para dar sustentação a Lula”.

Ela tem se queixado das disputas de poder dentro do campo conservador e alertado para o risco de fiasco do segmento nas urnas. Antipetista, diz que os ruídos podem facilitar a eleição de Lula (PT) para a Presidência e de uma ampla bancada de sustentação ao eventual governo dele a partir de 2023.

Damares, que tem domicílio eleitoral em São Carlos (SP), mas não possui base eleitoral sólida no estado, replicou no perfil de uma rede social mensagens em tom simpático à proposta de Bolsonaro, mas não deixou claro se topará a empreitada.

“A minha vida é dirigida por Deus. Mas eu confesso que amo o Amapá. Eu amo meus indiozinhos do Amapá!”, escreveu em uma das postagens, sinalizando interesse de disputar um cargo pelo estado do Norte.

Na entrevista desta quarta, Bolsonaro disse que já conversou com a ministra, mas “ela ainda não se decidiu”, e que “Tarcísio gostou” da possibilidade de ter Damares como integrante da chapa.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf