Jornalista teve que fugir do Egito por usar provérbio para ironizar presidente

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Um tribunal da Turquia ordenou neste sábado a prisão de uma conhecida jornalista do país, Sedef Kabas, por supostamente insultar o presidente Recep Tayyip Erdogan, com a citação na sexta-feira de um provérbio durante programa ao vivo de uma emissora de TV ligada à oposição. Ela foi detida em Istambul, antes de um julgamento. Kabas nega a acusação que pode acarretar de um e quatro anos de prisão.

“Há um provérbio muito famoso que diz que uma cabeça coroada se torna mais sábia. Mas vemos que não é verdade. Um touro não se torna rei apenas por entrar no palácio, o palácio se torna um celeiro”, disse a jornalista no canal Tele1. No mesmo dia, ela também postou a citação no Twitter.

O porta-voz-chefe de Erdogan, Fahrettin Altun, descreveu os comentários de Kabas como “irresponsáveis”.

“Uma suposta jornalista está insultando descaradamente nosso presidente em um canal de televisão que não tem outro objetivo além de espalhar ódio”, escreveu ele no Twitter.

Em comunicado, o editor do canal Tele1, Merdan Yanardag, criticou a prisão da jornalista: “Sua detenção durante às 2 da manhã por causa de um provérbio é inaceitável. Essa postura é uma tentativa de intimidar os jornalistas, a mídia e a sociedade”.

Violência: Dois turistas são mortos a tiros após briga em resort de luxo no México

Segundo a Reuters, milhares de pessoas foram acusadas de insultar Erdogan desde que ele se tornou presidente em 2014. Em 2020, mais de 30 mil investigações relacionadas à acusação foram arquivadas.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf