Juros altos não contêm inflação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reinaldo Canato/VEJA.com

Na quarta-feira desta semana, o Banco Central por meio do Comitê de Política Monetária (Copom) irá decidir sobre a taxa de juros e, de acordo com indicativos do próprio BC na decisão do fim do ano, o aperto nos juros deve continuar, subindo mais 1,5 ponto percentual. A manutenção dessa política ocorre porque a inflação continua a preocupar. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 31, pelo Boletim Focus, analistas apontam que o índice de preços deve encerrar 2022 em 5,38%. É a terceira alta consecutiva na projeção e aponta para mais um ano de estouro da meta.

Para 2022, a meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3,5%, com margem de tolerância de até 5%. A pressão inflacionária também reverbera nas projeções do IPCA para o próximo ano. Segundo o Focus, o IPCA está estimado em 3,50% no próximo ano. O centro da meta para 2023 é de 3,25%.

A alta da inflação ocorre já que boa parte dos motivos que culminaram no estouro da inflação em 2021 vieram para este ano. O preço dos combustíveis continua em alta, com a gasolina já batendo 8 reais no país. O preço das commodities segue em alta, assim como o câmbio alto, o que também pressiona os preços no mercado interno. O preço dos alimentos também tem sido impactados pela estiagem no sul do país, que pressiona o preço das carnes e do café.

A estimativa para os juros este ano é que fiquem em 11,75% ao ano, a mesma previsão de semana passada. Atualmente, a Selic está em 9,25% e, de acordo com a sinalização do BC na última reunião do Copom, deve chegar em 10,75% nesta reunião. Para 2023, os juros estão estimados em 8%.

Veja 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf