Líder do governo quer abolir teto de gastos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Wenderson Araujo/Valor

Líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) defende que o episódio das enchentes na Bahia e a alta da arrecadação mostram que Brasil precisa repensar o teto de gastos. “Teremos que rediscutir esse assunto porque o excesso de arrecadação é muito grande e a necessidade do governo é muito grande também”, afirma.

Ele diz acreditar que a discussão não geraria ruído no mercado. Durante o ano de 2021, preocupações com o rompimento do teto de gastos causaram turbulências e críticas de especialistas e investidores.

“Quando estivermos na eleição, o assunto vacina estará resolvido. O assunto da campanha é a inflação.”

Barros recebeu o Valor em seu gabinete em Brasília na quarta-feira para uma entrevista. A Câmara já estava esvaziada pelas festas de fim de ano, mas o líder foi à capital para se reunir com ministros e assessores com o objetivo de viabilizar a liberação de recursos pendentes para os parlamentares da base aliada.

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de paralisar a execução das emendas de relator, diz, travou parte do dinheiro e deve provocar irritação em quem não for contemplado, mas os deputados precisam entender que o problema não foi causado pelo governo. “O objetivo do Supremo era tentar derrubar a PEC dos Precatórios para que fossem todos pagos ano que vem”, sugere.

Outra decisão do STF que o deputado criticou foi a abertura da CPI da Covid no Senado. Ela fustigou o Executivo por meses e colocou Barros no centro das denúncias, com acusações de que teria articulado a compra da vacina indiana Covaxin em troca de propina. O deputado diz que a comissão não encontrou nenhuma prova, mas mesmo assim o denunciou. Ele está processando o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), e todos os que votaram a favor do parecer. “Esse relatório será um excelente discurso quando o presidente Bolsonaro estiver contra o Lula discutindo no segundo turno a conduta do governo”, afirma.

“Claro que o governo queria votar as reformas, mas não houve ambiente para isso. A pandemia atrapalhou.”

Na eleição, acredita, a discussão da vacina terá ficado para trás com o possível fim da pandemia. “Hoje, avalio que o tema que o presidente e a coordenação da campanha precisam se debruçar é a inflação. É um assunto que deveríamos dar mais atenção para não causar efeito negativo lá na frente”, afirma.

Para 2022, acrescenta, não se deve esperar nenhuma grande reforma.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf