Maioria apoia casamento entre homossexuais

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Pesquisa PoderData realizada de 2 a 4 de janeiro de 2022 mostra que, no Brasil, 45% se dizem a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo e 39% declaram-se contra. Outros 16% não souberam responder.

O apoio ao casamento homoafetivo diminuiu em 1 ano. Em janeiro de 2021, na 1ª vez que PoderData fez esta pergunta, 51% se diziam favoráveis e 33%, contrários. A diferença entre “a favor” e “contra”, na época, era de 18 pontos percentuais; hoje, caiu para 6 p.p..

O Supremo Tribunal Federal reconheceu a legitimidade do casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2011, em votação unânime. Segundo dados da Anoreg (Associação dos Notários e Registradores do Brasil), 66.514 casamentos de pessoas do mesmo sexo foram formalizados em cartórios de registro civil até 2021.

A pesquisa PoderData foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 501 municípios, nas 27 unidades da Federação, de 2 a 4 de janeiro de 2022.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

A taxa de favoráveis é mais alta entre jovens de 16 a 24 anos (60%), pessoas que cursaram o ensino superior (64%) e os que têm renda mensal de mais de 5 salários mínimos (61%). Dentre as 5 regiões do Brasil, o Nordeste é o que tem o maior percentual de apoio: 52%.

Os números mostram variação considerável quando cruzados com as faixas de avaliação do trabalho de Jair Bolsonaro. Entre os que consideram o presidente “bom” ou “ótimo”, só 19% se dizem favoráveis e 68% contrários a casamento de pessoas do mesmo sexo. Entre os que acham “ruim” ou “péssimo”, o apoio é de 59% e a oposição é de 25%.

O PoderData também perguntou aos entrevistados se consideram existir preconceito contra homossexuais no Brasil. Hoje, 65% dizem que sim, 20% não sabem como responder e 15% acham que não.

Em comparação a 2021, houve migração para a fatia dos que não sabem; há 1 ano, eram 11%. O grupo dos que acham não haver preconceito caiu 6 pontos.

A taxa dos que dizem ver preconceito contra homossexuais no Brasil tem alta entre pessoas de renda acima de 5 salários mínimos (79%) e que cursaram o ensino superior (80%). Regionalmente, é mais alta no Sul (74%).

Entre os que avaliam Bolsonaro como “ótimo” ou “bom”, 32% dizem acreditam que não há preconceito conta homossexuais no Brasil. Essa taxa é mais alta do que a de todos os recortes demográficos –sexo, idade, região, escolaridade e renda– usados pelo PoderData.

Poder 360

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf