Mais da metade da população europeia será contaminada por ômicron

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: PEDRO NUNES / REUTERS

Com os índices de transmissão atuais, a variante Ômicron pode infectar mais da metade da população europeia entre as próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-feira o braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS). A autoridade sanitária alerta, contudo, que apesar da cepa aparentemente causar menos quadros graves e mortes, ainda é cedo para tratar a Covid-19 como uma doença endêmica.

Explosão da Ômicron:Países evitam isolamento drástico e priorizam vacinação; veja exemplos

Apenas na primeira semana do ano, a Europa viu mais de 7 milhões de novos casos da Covid-19, disse o diretor regional da OMS, Hans Kluge, em um levantamento que leva em conta também a Rússia e países da Ásia Central como a Armênia e o Azerbaijão, por exemplo. Cinquenta das 53 nações avaliadas pelo órgão já registram casos da cepa.

Nos 27 países da União Europeia, os diagnósticos na primeira semana do ano passam de 5,3 milhões. Sozinha, a França deve ultrapassar nesta quinta mais de 350 mil infecções diárias, antecipou o ministro da Saúde Olivier Véran, batendo o recorde anterior de 332,2 mil contabilizado no dia 5. A variante mais contagiosa, afirmou Kluge, toma a região do “Oeste para o Leste”:

— Neste ritmo, o Instituto para as Métricas e Avaliações de Saúde projeta que mais de 50% da população da região será infectada pela Ômicron no período entre seis e oito semanas — disse, em uma entrevista coletiva em Copenhague, referindo-se a um centro de pesquisas da Universidade da Washington.

A onda mais recente da cepa, até o momento, é marcada por menos casos sintomáticos e menos mortes, especialmente entre os já vacinados. Se a média de casos diários na UE mais que triplicou entre 10 de dezembro e 10 de janeiro, passando de 255,7 mil para 816 mil, as mortes diárias caíram no mesmo intervalo: passaram de quase 2 mil para 1,55 mil.

As evidências sugerem que a Ômicron afeta com mais intensidade o trato respiratório superior do que os pulmões, causando sintomas mais leves que outras cepas. Na segunda-feira, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, sugeriu que talvez seja hora de avaliar a evolução da Covid-19 usando métodos similares ao de uma gripe comum, diante da queda de letalidade.

Isso significa tratar a Covid como uma doença endêmica ao invés de uma pandemia, sem registrar todos os casos e testar todos que apresentem sintomas. A OMS, por sua vez, voltou a repetir que ainda é cedo para classificar a variante como “leve”, destacando que as taxas de internação estão crescendo no continente e pondo sistemas de saúde sob pressão.

Segundo Catherine Smallwood, também do braço europeu da OMS, a proposta do líder espanhol está fora de cogitação neste momento. Para que a Covid seja uma doença endêmica, ela afirmou, será necessária “a circulação estável do vírus de forma previsível”, algo bem distante do que ocorre atualmente.

— Ainda há uma grande quantidade de incerteza e um vírus que se desenvolve rapidamente, impondo novos desafios. Certamente não estamos em um momento em que é possível chamá-lo de endêmico — disse Smallwood. — Isso pode acontecer, mas afirmar que será em 2022 é um pouco difícil nesta fase.

Ao menos no Reino Unido, o primeiro epicentro da Ômicron na Europa, a situação parece estar se estabilizando. A média móvel de diagnósticos atingiu um pico de 182,9 mil no dia 5, caindo para 171,6 na segunda-feira.

Se os diagnósticos britânicos aumentaram mais de 3,6 vezes no mês de dezembro — sendo também mais que o triplo registrado em janeiro de 2020, quando o país atravessava seu pior momento da pandemia —, as mortes cresceram em ritmo menor.

Hoje o Reino Unido regista diariamente uma média de 191 óbitos, em sua maioria de não vacinados. O número é maior que as estatísticas na casa das unidades registradas durante os meses de verão no Hemisfério Norte, mas uma fração das quase 1.250 mortes vistas diariamente há um ano, quando o país atravessava seu momento mais letal da pandemia, antes das campanhas de vacinação se tornarem abrangentes.

Até o momento, quase 70% dos britânicos tomaram as duas doses anti-Covid ou a injeção única da Janssen, proporção similar à da UE. No atual epicentro global da pandemia, os Estados Unidos, aqueles que já completaram seu ciclo vacinal não passam de 62,1%.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf