Mantega diz que Lava Jato afundou a economia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Egberto Nogueira/Ímãfotogaleria

Ex-ministro da Fazenda dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, Guido Mantega tem uma leitura própria a respeito dos impactos que considera nocivos ao país da Operação Lava-Jato. Segundo Mantega, a oposição aproveitou as acusações contra expoentes petistas para capitalizar-se politicamente. “Com o julgamento do Mensalão, em 2012, se inicia uma campanha udenista, de combate à corrupção. A oposição adora fustigar o governo com esse tema, porque é uma pecha que pega. Embora nem Lula nem Dilma tivessem envolvimento com esses escândalos do Mensalão, alguns membros do PT foram atingidos e se iniciou uma campanha para enfraquecer o governo”, diz ele.

Segundo Mantega, em entrevista a VEJA, durante a operação, os principais envolvidos nos escândalos, como os principais diretores da Petrobras, já haviam deixado seus postos — mas a força-tarefa maculou a atuação das empresas. “Os corruptos da Petrobras já estavam fora durante a Lava-Jato. Investigava-se o telefone dos funcionários, mas os corruptos já tinham ido embora em 2012”, diz. “Os diretores da Petrobras tinham medo de assinar as planilhas de pagamento, com as empresas sob suspeita. Diziam: ‘Eu não vou assinar, porque vou me comprometer’”, afirma.

O economista também entende que as investidas contra empresas privadas inviabilizaram os investimentos e deixaram o setor privado temeroso em realizar negocioso com o poder público. “Quando começaram a investigar as empresas privadas, como se sentiu o empresariado? Claro que o setor privado não vai investir ou tratar com a Petrobras. Inviabilizou-se todo o setor de construção, e a Lava-Jato, embora tivesse uma missão correta — o combate à corrupção —, virou uma operação equivocada, porque imobilizou as empresas”, afirma. “Em vez de processar e prender os responsáveis e salvaguardar as companhias, a operação paralisou o país”.

Veja  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf