Mantega diz que não será ministro de Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Luis Ushirobira/Valor

O Brasil precisa de um grande plano de investimentos em infraestrutura semelhante ao patrocinado pelo governo Joe Biden para tirar a economia da recessão em meio a um cenário internacional cada vez mais adverso, de acordo o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, assessor econômico próximo ao candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva.

Mantega afirmou que um aperto monetário agressivo pelo Federal Reserve dos EUA, juntamente com um crescimento chinês mais lento, tornará a recuperação no Brasil muito mais difícil nos próximos anos. Tal combinação é potencialmente “mortal” para a economia, disse.

Ao assumir o ministério em 2006 sob o primeiro mandato de Lula, Mantega impulsionou uma série de políticas fiscais anticíclicas para sustentar a maior economia da América Latina, enquanto o mundo sofria o impacto da crise financeira global. Agora, ele olha para os EUA e a Itália como exemplos de como o investimento público deve ser novamente o motor do crescimento.

“O setor privado não consegue encontrar uma saída para a crise”, disse Mantega, em entrevista por meio de videoconferência de São Paulo, acrescentando que é um dos vários economistas que debatem ideias econômicas com Lula. “Você tem que fazer o que Biden está fazendo, o que Mario Draghi está fazendo na Itália. Quando em guerra, você tem que ter um orçamento de guerra.”
O combate à pobreza, acrescentou, exigirá ações ainda mais fortes do governo, pois o investimento leva tempo para ter impacto no bem-estar da população.

Priorizar o investimento público marcaria um afastamento das políticas liberais que o ministro da Economia, Paulo Guedes, busca implementar no governo de Jair Bolsonaro. Embora registre seus melhores números fiscais em anos sob Guedes, o Brasil ainda se recupera dos efeitos da pandemia do novo coronavírus. A economia voltou a entrar em recessão e a inflação está acima de 10%. Segundo o Ministério do Trabalho, o país perdeu 265.811 empregos formais em dezembro, mas criou 2,7 milhões em 2021.

Mantega disse que Lula, se eleito em outubro, não pretende impor um programa econômico elaborado exclusivamente pelo PT. “Lula terá muitas alianças políticas, você não pode governar sozinho”, afirmou. “Depois que o grupo de partidos estiver confirmado, você vai começar a discutir um programa que tem que ser aceito por todos, não pode ser um programa imposto pelo PT”.

Mantega, o ministro da Fazenda mais longevo do Brasil, reconheceu alguns erros na política econômica da ex-presidente Dilma Rousseff, inclusive quando esteve à frente da equipe econômica. Ele citou como exemplo a intervenção do governo no setor de energia para baixar os preços da eletricidade em 2012. “Isso não funcionou. As ações da Eletrobras caíram e você tinha muitos investidores na Eletrobras. Na verdade, acho que cometemos um erro lá.”

Mantega descartou fazer parte do gabinete econômico de Lula em um eventual novo governo.

“Não pretendo voltar”, disse. “A economia tem ciclos; você fica com a parte boa, mas se a economia não funciona, a culpa é do ministro. Fiquei no governo por 12 anos seguidos. Já dei a minha parte”.

Valor Econômico  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf