Na França, deputados são ameaçados de morte por passaporte da vacina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Getty Images

O Parlamento da França iniciou nesta segunda-feira (3) a discussão para que se crie um passaporte da vacina.

Pela nova regra, o passe substituiria o atual atestado que apenas demonstra um resultado negativo para covid-19.

A nova lei, se aprovada, torna obrigatório que maiores de 12 anos apresentassem um certificado de vacinação válido para entrar em locais de lazer, como restaurantes e bares, assim como em trens.

Logo no início do debate, deputados aliados do governo do presidente Emmanuel Macron afirmaram que receberam ameaças de morte.

“Não vamos ceder”, afirmou a deputada Yael Braun-Pivet, que pertence ao partido Em Marcha, de apoio a Macron. “É a nossa democracia que está em jogo”, disse.

A França já vacinou 77% da população e iniciou a aplicação de uma dose de reforço para combater a variante ômicron, mais transmissível.

Mas mais de quatro milhões de adultos, porém, não foram vacinados, incluindo mais de um 1 milhão de pessoas com mais de 65 anos.

Para esse contingente expressivo, a vida pública será severamente restringida caso o governo aprove o novo passe vacinal.

O ministro da Saúde, Oliver Veran, afirmou que o objetivo do governo “não é restringir as liberdades, mas é salvar vidas”.

Em Paris, os últimos dias foram marcados por longas filas em centros de teste para o coronavírus. Muito afetada pela variante ômicron, a França vem registrando 200.000 novos casos por dia, um recorde.

Para tentar conter a disseminação, a prefeitura de Paris voltou a exigir o uso de máscara ao ar livre.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf