PDT tem deputado Bolsonarista que defende Olavo de Carvalho

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O deputado federal Alex Santana (PDT-BA), que ordenou apuração interna na Câmara sobre a curtida, pela conta oficial da Casa no Twitter, em um ​post ironizando a morte do escritor Olavo de Carvalho, diz que o perfil é institucional e não pode ser usado para manifestar preferências.

“Não é esse o papel que a Câmara deve desempenhar. É inadmissível esse tipo de comportamento”, afirma ele, que ocupa o cargo de secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais. O parlamentar é simpático ao presidente Jair Bolsonaro (PL), cuja eleição foi apoiada por Olavo.

A Casa diz em nota que Santana determinou à Diretoria-Executiva de Comunicação “uma rigorosa apuração dos fatos e imediata melhoria dos processos de trabalho a fim de evitar novas ocorrências dessa natureza”.

Ao se desculpar, a Câmara disse que houve uma “interação equivocada” na terça-feira (25) com o perfil RealMorte, que se propõe a fazer humor com temas mórbidos. O post continha a mensagem: “Olavo de Carvalho, Check”, ​simulando uma tarefa concluída na lista de afazeres da Morte.

Perfil da Câmara dos Deputados curte post no Twitter ironizando morte do escritor Olavo de Carvalho, na terça-feira (25)

Santana, que deve trocar o PDT por um partido da base aliada de Bolsonaro, diz que a punição ao responsável pela curtida será definida conforme os resultados da sindicância, que está em andamento. Segundo ele, o procedimento seria o mesmo se, por exemplo, o personagem fosse de esquerda.

“O papel da Câmara é ser institucional. A Câmara tem suas representações, de seus agentes políticos, mas, como instituição, tem que ser isenta a qualquer posicionamento. O encaminhamento seria o mesmo independentemente da pessoa ou de questões ideológicas”, afirma.

Santana, que rejeita o rótulo de bolsonarista, já virou alvo de processo de expulsão no PDT por manifestações de apoio ao presidente e participação em atos da base do governo. Também pastor, o parlamentar exibe nas redes sociais fotos ao lado de Bolsonaro, a quem chama de amigo.

“Não me identifico como bolsonarista porque defendo as mesmas linhas de Bolsonaro em relação à família e aos valores morais antes mesmo de ele existir. Já eram as minhas crenças”, diz o ainda colega de partido de Ciro Gomes, presidenciável que rivaliza com Bolsonaro.

Em nota na terça, a equipe de comunicação da Câmara pediu desculpas pelo que chamou de erro administrativo. “Ao acompanhar as notícias do falecimento do Dr. Olavo de Carvalho houve equivocadamente uma interação”, diz o texto da Casa.

“Detectado às 8h11, o erro foi imediatamente corrigido. Reiteramos nossos sentimentos à família e sinceras desculpas, não somente como empatia humanitária, mas especialmente respeitosa ao Dr. Olavo de Carvalho. Reafirmamos nossa missão como veículo institucional, representativo, plural e de interesse público. Continuaremos buscando melhorar nossos processos para evitar erros”, afirma o comunicado.

Folha  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf