Pesquisa diz que eleitores de Bolsonaro consideram governo pior que esperado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reuters

Pela primeira vez, a avaliação de que o governo Jair Bolsonaro (PL) está pior do que o esperado supera a satisfação positiva não só entre a população em geral, mas entre os eleitores que votaram no atual presidente em 2018, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira (12).

A mudança ocorreu ao longo do segundo semestre, quando questões relacionadas à economia, como inflação e desemprego, passaram a predominar entre as preocupações do brasileiro – antes, a pandemia era o principal motivo de atenção, de acordo com o levantamento.

Em julho, 35% dos eleitores que disseram ter votado em Bolsonaro em 2018 consideravam o governo melhor do que o esperado, 7 pontos percentuais acima dos 28% que avaliavam a gestão como abaixo de suas expectativas – 36% afirmaram não estar nem melhor, nem pior.

No primeiro mês de 2022, porém, o quadro se reverteu. Agora, 36% dos eleitores de Bolsonaro em 2018 consideram o governo pior do que o esperado, ante 29% dos que estão sendo positivamente surpreendidos pela gestão e 34% que avaliam estar nem melhor, nem pior. Ou seja, a variação foi de 14 pontos percentuais, passando a um saldo negativo de 7 pontos.

Entre a população em geral, já predominava a percepção de que o governo era pior do que o esperado, com 48% em julho, índice que subiu para 55% em janeiro. Os que consideram a administração melhor do que as expectativas passaram de 19% para 15% dos entrevistados, e aqueles que avaliam a gestão como nem melhor, nem pior do que esperavam oscilou de 31% para 28%, pouco acima da margem de erro de 2 pontos percentuais.

Essa tendência mostra as dificuldades de Bolsonaro para reverter o alto índice de reprovação de sua gestão e, consequentemente, retomar os patamares de intenção de voto que registrava em meados do ano passado.

Nesse mesmo período, entre julho e janeiro, o presidente caiu de 28% para 23% na pesquisa estimulada, em que o entrevistador apresenta uma lista de nomes para serem escolhidos pelo respondente. O principal adversário de Bolsonaro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), manteve-se entre 44% e 48% das intenções de voto, registrando 45% em janeiro. O potencial eleitorado da chamada terceira via, de acordo com a pesquisa, caiu no período de 31% para 26%.

A pesquisa Genial/Quaest é a primeira divulgada em 2022 e foi registrada no TSE sob o protocolo nº BR-00075/2022. Foram entrevistados de forma presencial 2 mil eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 6 e 9 de janeiro. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95% (se 100 pesquisas fossem realizadas, 95 apresentariam os mesmos resultados dentro da margem de erro).

CNN Brasil 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf