Petista é favorito para governo de Pernambuco

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz/VEJA

A pesquisa Vox Populi encomendada pelo PT e divulgada nesta sexta-feira mostra o senador Humberto Costa (PT) na dianteira da disputa pelo governo de Pernambuco neste ano. (Veja os resultados abaixo)

O petista lidera todos cenários — com vantagem — sobre os três possíveis candidatos do PSB, partido do atual governador Paulo Câmara. Caso a disputa fosse hoje entre o mais provável postulante pessebista, Danilo Cabral, Costa teria 37% contra apenas 1% do deputado federal.

No estado, a sondagem mostra que o ex-presidente Lula lidera com ainda mais folga a pesquisa para a presidência, com 62% dos votos contra 14% de Bolsonaro — seguidos por Ciro Gomes (6%) e Sergio Moro (2%).

Junto com São Paulo, o estado de Pernambuco tem sido um dos entraves nas tratativas sobre a criação de uma federação partidária entre PT e PSB — as legendas querem lançar candidatos próprios ao governo em ambos os estados. O resultado da pesquisa, agora, pode ser um passo na direção de equacionar parte do problema.

A pesquisa foi feita entre os dias 22 e 24 de janeiro, com 800 pessoas de todas as regiões do estado — a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

Cenário estimulado 1 – Governo de Pernambuco
Humberto Costa (PT) – 31%
Geraldo Júlio (PSB) – 16%
Raquel Lyra (PSDB) – 14%
Clarissa Tércio (PSC) – 5%
Miguel Coelho (DEM) – 4%
Ninguém/branco/nulo – 17%
Não sabe/não respondeu – 12%

Cenário estimulado 2 – Governo de Pernambuco
Humberto Costa (PT) – 38%
Tadeu Alencar (PSB) – 2%
Raquel Lyra (PSDB) – 15%
Clarissa Tércio (PSC) – 6%
Miguel Coelho (DEM) – 4%
Ninguém/branco/nulo – 19%
Não sabe/não respondeu – 14%

Cenário estimulado 3 – Governo de Pernambuco
Humberto Costa (PT) – 37%
Danilo Cabral (PSB) – 1%
Raquel Lyra (PSDB) – 17%
Clarissa Tércio (PSC) – 6%
Miguel Coelho (DEM) – 4%
Ninguém/branco/nulo – 19%
Não sabe/não respondeu – 14%

Veja  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf