Pistoleiro de Bolsonaro calou a boca no Twitter

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alexandre de Gusmão

Um dos mais aplicados discípulos do escritor Olavo de Carvalho e uma das vozes mais ideológicas do governo Jair Bolsonaro, o assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Filipe G. Martins, vive uma espécie de autoexílio nas redes sociais. A ausência chama a atenção porque ele era um dos mais ativos nas redes sociais e já foi apontado, em investigações variadas, como um dos principais articuladores da militância digital bolsonarista.

O silêncio no Twitter, por exemplo, onde ele tem 416 mil seguidores, já dura quatro meses. O seu último post é datado, sintomaticamente, de 7 de setembro, quando celebrou a grande adesão às manifestações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro — e de caráter amplamente antidemocrático, com ataques ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional.

 

A “despedida” data de 15 de setembro, quando retuitou um artigo seu no portal olavista Brasil sem Medo, no qual denuncia o avanço do que entende ser um “projeto de implementação do totalitarismo tecnocrático informatizado” e conclui como uma série de recomendações, entre elas: “Não deposite sua esperança em governos; não deposite suas esperanças em políticos”.

O seu sumiço também ocorreu nas outras redes sociais onde tem número expressivo de seguidores, como a rede trumpista Gettr (último post no dia 28 de junho de 2021) — para falar do assassino em série Lázaro Barbosa, morto pela polícia em Goiás.

Último post de Filipe G. Martins na rede social trumpista Gettr

Martins viu a sua influência no gabinete presidencial minguar desde que Carlos França assumiu o Ministério das Relações Exteriores no lugar de Ernesto Araújo (também olavista e principal aliado do assessor na Esplanada) e retomou a agenda pragmática de uma pasta até então dominada pelos delírios ideológicos do bolsonarismo.

Além disso, Martins tornou-se alvo do inquérito das fake news do STF sob suspeita de integrar o chamado “gabinete do ódio” e respondeu a um processo por racismo depois de ter sido flagrado dentro do Senado fazendo um gesto associado aos supremacistas brancos dos EUA — a sua última publicação no Facebook (31 de março de 2021), onde tem mais de 62 mil seguidores, foi para se defender dessa acusação. Ele acabou absolvido.

Interlocutores dentro do bolsonarismo reputam a esses dois fatores (prestígio em baixa e o peso da mão forte da Justiça) o silêncio de Martins nas redes sociais. Mas, apesar do conselho que dá a seus leitores para não ter esperança em governos ou políticos, Martins não parece ter do que reclamar. Continua formalmente empregado como chefe da assessoria de assuntos internacionais do Palácio do Planalto com um salário de 16,9 mil reais.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf