Policiais são investigados por combater fascismo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob

Veja essa história. Dois agentes da Polícia Militar do Espírito Santo são alvos em investigações preliminares sumárias pela participação no grupo “Policiais Antifascistas”.

Em 2021, ambos deram entrevistas criticando a política do confronto adotada pela corporação, além da intenção do presidente Jair Bolsonaro de armar a população.

Os casos são analisados pela Corregedoria Militar da PM do ES, que pode punir os agentes. O capitão Vinicius Souza prestará depoimento amanhã, enquanto o cabo cabo Vinicius Querzone será ouvido no dia 21.

“O contexto de abertura de procedimento apuratório em seu desfavor contempla um viés arbitrário, vez que suas ações e falas tratam-se tão somente do exercício do Direito Constitucional de livre expressão do pensamento”, consta no primeiro interrogatório de Vinícius, em 14 de dezembro, à Corregedoria.

O advogado André Perecmanis, que representa os policias, destaca que as investigações ferem determinação superior.

“Na realidade, as investigações violam decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal e têm como objetivo criminalizar um movimento absolutamente legítimo, que congrega militares de diversas esferas”, explica o advogado.

Perecmanis aproveita para levantar uma questão:

“Chega a ser curioso ver que, enquanto policiais militares são investigados apenas por exporem suas opiniões, o General Pazuello não tenha sofrido qualquer reprimenda por subir em um palanque e fazer campanha política”.

Eduardo Pazuello, militar da ativa do Exército, participou de ato político organizado em favor do presidente Jair Bolsonaro, em maio de 2021, sem receber qualquer punição.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf