Por que Moro não deslanchou

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Não se gasta vela boa com defunto ruim; se muito, cera. O elenco de nomes que ambicionam disputar a próxima eleição presidencial como candidatos da chamada terceira via é defunto ruim, embora exageradamente iluminado pelos interessados em que prosperem.

Ao filiar-se ao PODEMOS em novembro último, o ex-juiz Sérgio Moro foi saudado como talvez o mais promissor dos nomes nem, nem – nem Lula, nem Bolsonaro. De saída, em algumas pesquisas, apareceu com dois dígitos. Nas seguintes, com um.

Foi elogiado por modular melhor a voz de taquara rachada, mas depois criticado por revelar-se cantor do samba de uma nota só – o combate à corrupção. Descobriu finalmente que não irá a lugar algum no partido que escolheu. Está à procura de outro.

Seu namoro com o União Brasil, partido que vai resultar da fusão do DEM com o PSL, não chegou a ser um namoro, mas um flerte de pouca duração. Moro resiste a se convencer que os políticos de todos os matizes o detestam por ter demonizado a política.

Ou se torna um fenômeno eleitoral, capaz de superar a falta de apoio partidário, ou não irá a lugar algum. Não está com jeito de virar fenômeno. É visto como mais uma expressão do bolsonarismo que se decepcionou com o Mito repleto de fraturas

Maquiagens à parte, o que existe é direita contra esquerda, e, no presente caso, uma direita fragmentada contra uma esquerda em processo avançado de união. Moro, João Doria (PSDB), Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) são candidatos da direita.

Da esquerda atraída pelo imã Lula, por enquanto só está ficando de fora o PDT de Ciro Gomes. O PSOL já piscou: aceita Geraldo Alckmin de vice de Lula desde que o candidato do PT subscreva um programa de governo à esquerda. O papel aceita tudo.

Para desespero da direita fragmentada, Lula caminha em sua direção. Alckmin pode não lhe acrescentar votos, mas não é disso que se trata. Com ele na chapa, com eventuais partidos de direita ao seu lado, Lula manda o recado de que quer pacificar o país.

Não é sobre derrotar Bolsonaro no segundo turno, mas liquidar a eleição no primeiro vencendo o medo que alguns ainda devotam a Lula. Se assim será ou não, faltam oito meses para que se saiba. É tempo suficiente para que aconteça qualquer coisa, inclusive nada.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf