Prefeito de BH e governador de MG disputam “bondades”

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Foto: Reprodução

A dez meses das eleições, o governador Romeu Zema (Novo) e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), pré-candidatos ao governo de Minas Gerais, anunciaram medidas para aliviar o bolso do contribuinte. Na virada do ano, Kalil tomou a dianteira e anunciou que a prefeitura vai reduzir a tarifa de R$ 4,50 para R$ 4,30 e gastará R$ 12 milhões por mês para subsidiar as passagens de idosos, pessoas com deficiência, agentes de inspeção do Ministério do Trabalho e oficiais de Justiça.

O governo Zema, por sua vez, apresentou uma proposta ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) de repassar cerca de R$ 80 milhões às empresas de ônibus que fazem o transporte metropolitano, para evitar que os passageiros paguem pelo reajuste das passagens, de 13%, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo o secretário de infraestrutura e mobilidade de Minas Gerais, Fernando Marcato, o reajuste é alto e pode ter impacto na capacidade do usuário usar o transporte. “Abrimos uma mesa técnica com o Tribunal de Contas para renegociar a regulação dos contratos de transporte e discutir a possibilidade de pagar uma parte do reajuste em dinheiro às empresas, para não ter impacto na tarifa”, afirmou Marcato. O governo do Estado avalia desenvolver a integração do transporte coletivo na região metropolitana.

A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) criticou a medida. “O transporte na região metropolitana é caótico. O subsídio para não aumentar a tarifa é ineficaz porque não melhora a qualidade do serviço. Vão usar dinheiro público para aumentar o lucro das empresas de transporte. É uma gestão que não olha para a população, só favorece grupos empresariais ligados ao Novo.”

Cerqueira observou que o congelamento do IPVA e a aprovação do Auxílio Emergencial Mineiro, de R$ 600, foram propostos e aprovados pela Assembleia Legislativa contrariando o interesse de Zema, que queria pagar R$ 500 de auxílio emergencial e reajustar o IPVA em até 10,6%.

Em Belo Horizonte, a proposta é criticada por parte dos vereadores. “O prefeito foi populista. Está como prefeito há cinco anos e agora vai entregar o subsídio. E anunciou a redução na tarifa sem que o projeto fosse analisado pela Câmara Municipal”, criticou Juliano Lopes (Agir). Já Álvaro Damião (DEM) disse não ver dificuldade na aprovação do projeto. “A prefeitura vai subsidiar as passagens de contribuintes que precisam com recursos que conseguiu economizar. Se a prefeitura consegue economizar e devolver à população esse valor é perfeito.”

Valor Econômico

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