Premiê britânico pede desculpas por participar de festa na pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: REUTERS TV / REUTERS

Sob críticas da oposição e de parlamentares do próprio Partido Conservador, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu desculpas por ter participado de uma festa que ele descreveu como um “evento de trabalho” no jardim da residência oficial de Downing Street, quando o país estava em quarentena, em maio de 2020.

— Quero pedir desculpas — disse Boris durante a sessão de perguntas e respostas ao primeiro-ministro na Câmara dos Comuns, nesta quarta-feira. — Houve coisas que não fizemos direito e eu devo assumir a responsabilidade — acrescentou.

Boris afirmou acreditar que o evento era um encontro de trabalho, e foi ao jardim para agradecer ao grupos de funcionários que o organizou.

— Olhando para trás, eu deveria ter mandado todos de volta para dentro. Lamento muito que não tenhamos feito as coisas de maneira diferente naquela noite — disse o primeiro-ministro.

Questionado pelo líder da oposição trabalhista, Keir Stamer, se “faria a coisa certa e renunciaria”, Boris disse que não se antecipará as conclusões de uma investigação independente sobre festas em seu escritório durante as várias quarentenas pelas quais o país passou durante a pandemia.

— Quanto à sua pergunta política, não acho que ela deva se antecipar o resultado do inquérito — respondeu.

Boris e seus funcionários haviam passado dois dias resistindo a falar do assunto depois que a rede de televisão britânica ITV revelou na segunda-feira que o secretário particular do primeiro-ministro, Martin Reynolds, havia convidado cerca de 100 pessoas para uma festa com bebidas no jardim da residência oficial.

“Depois do que foi um período incrivelmente trabalhoso, pensamos que seria legal aproveitar o tempo adorável e tomar alguns drinks distanciados no jardim do Número 10 na tarde de hoje”, dizia o e-mail obtido pela ITV. “Por favor, se unam a nós a partir das 18 horas e tragam suas próprias bebidas.”

Tais reuniões foram proibidas na época em que o Reino Unido lutou contra a primeira onda de infecções por Covid-19 e a descoberta desse encontro pôs forte pressão contra o primeiro-ministro nos últimos dias.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf