PT acredita que esquerda pode eleger até 220 deputados

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/VEJA

Lula sonha com uma Federação de Esquerda, que a esquerda chama de Federação de Lula, para eleger uma bancada de 180 a 220 deputados.

Nessa projeção, o PT cresceria de 53 para cerca de 80 deputados.

A cúpula petista considera viável, por isso insiste na federação. Convidados para esse baile, como o PSB e o PDT, relutam por medo de acabar tragados na voragem petista — a do vício na hegemonia.

O cálculo lulista tem como medida a necessidade de, se eleito, negociar em condições paritárias com o agrupamento conhecido como Centrão, que reúne o PP, o PL e Republicanos.

Quem quer que seja eleito, terá que negociar com o Centrão, massa disforme mas homogênea no pragmatismo, hábil na costura de aliança com qualquer que seja o governo em troca do comando de áreas-chave da administração federal. Suprapartidário, o Centrão não tem endereço, CNPJ, CPF, placa na porta de gabinete.Não é de direita, de centro ou de esquerda. Ele é do Orçamento.

É no orçamento que está o problema do futuro governo. O Centrão, com cerca de duas centenas de votos na Câmara, fez um acordo com Jair Bolsonaro, candidato do PL, e ambos levaram as contas públicas ao um nível de descontrole sem precedentes.

Na prática, o governo administra 3% a 4% do orçamento – a maior fatia é para o pagamento de juros da dívida pública e despesas obrigatórias, como salários e Previdência Social.

Centrão e Bolsonaro turbinaram um orçamento paralelo que fez minguar a capacidade de investimentos públicos. Os adversários de Bolsonaro, como Lula, planejam mudar o jogo do orçamento. Mas, para isso, precisam de votos no plenário da Câmara.

Entre 180 e 220 é o mínimo para uma base parlamentar, tem repetido Lula em reuniões. Em 2003, quando o PT elegeu 90 deputados, ele foi buscar o restante no Centrão da época. Deu no mensalão, de memória traumática. Aposta na federação partidária como alternativa.

Veja

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf