Silvio Berlusconi quer voltar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Corbis/Getty Images

O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi, de 85 anos, ameaçou retirar o partido Forza Italia caso o atual primeiro-ministro, Mario Draghi, seja eleito presidente ainda neste mês. A votação, que é secreta, começará no dia 24 e será realizada por mais de mil parlamentares e representantes regionais.

O pleito deve passar por vários turnos antes da eleição de um sucessor de Sergio Mattarella, que deixa o cargo em 3 de fevereiro.

Berlusconi, que já atuou quatro vezes como primeiro-ministro, está em Roma a partir desta terça-feira em busca de votos, enquanto aumenta a própria campanha presidencial.

O magnata é o favorito entre os partidos de direita para o mandato de sete anos. No entanto, Draghi, que é creditado por restaurar a estabilidade na Itália, além de manter a ampla coalizão alinhada, é apontado como o favorito.

Segundo relatos da imprensa italiana, Berlusconi disse que sem Draghi como primeiro-ministro, “Forza Italia deixaria a maioria”. A potencial promoção de Draghi corre o risco de antecipar as eleições gerais em um ano. Em uma pesquisa divulgada na terça-feira, mais de 50% dos italianos disseram que Draghi era a pessoa mais adequada para o cargo, enquanto 39% apoiavam Berlusconi.

Depois que Berlusconi foi condenado por fraude fiscal em 2013, ele ficou temporariamente banido de cargos públicos. O bilionário italiano ainda está sendo julgado por suposto suborno de testemunhas em um caso de prostituição de menores ligado às suas notórias festas sexuais “bunga bunga”.

O vice-líder do Forza Itália, Antonio Tajani, ressaltou que Draghi precisa permanecer como primeiro-ministro e que, com Berlusconi como presidente, o governo seria sólido. “Somente Draghi pode fazer esse trabalho (de primeiro-ministro)”, disse Tajani a um jornal italiano. “Sem Draghi é impossível ter um governo de unidade. Estamos participando deste governo por causa de Draghi.”

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf