Sindicatos se perfilam ao combate de Lula à ‘reforma trabalhista’

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Carl de Souza/AFP

Ventilada pelo ex-presidente Lula (PT) e pela presidente do partido Gleisi Hoffmann, a revogação da reforma trabalhista brasileira de 2017 — aos moldes do que aconteceu na Espanha — tem ganhado espaço.

Na última quarta, as principais centrais sindicais divulgaram uma carta conjunta na qual “saúdam com louvor os novos ventos que sopram” contra a “precarização do emprego”.

O documento, assinado por entidades como Força Sindical, CUT e UGT, lembra que o acordo espanhol — firmado para revisar alterações nos direitos trabalhistas em 2012 — foi articulado pelo governo com a participação tanto de entidades empresariais quanto da classe trabalhadora.

A unificação sindical em torno do tema não foi imediata e, de certo, exigiu negociações e ajuste no discurso. Na terça, a declaração de Gleisi sobre a anulação das mudanças nas leis trabalhistas ser um “caminho” para o Brasil não foi recebida com consenso.

“Devagar que o santo é de barro! Na Espanha foi um acordo tripartite. Vencer a eleição com essa possibilidade é fundamental em 2022″, respondeu João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força. “O procedimento deve ser de entendimento com trabalhadores e empresariado. Caso contrário, parece imposição“, publicou o sindicalista.

Na ocasião, a CUT — ligada ao PT — defendeu o que chamou de “contrarreforma” citada por Lula e comparou o atual cenário do Brasil com aquele herdado pelo ex-presidente em 2003, com desemprego em alta, o Fundo Monetário Internacional “mandando no país” e um ambiente “contra a classe trabalhadora” — panorama esse revertido após medidas de “proteção ao emprego e renda” adotadas por Lula, defendeu a central.

Para além dos principais pontos levantados — defesa de mais restrições a contratações por terceirização e resultado pífio de geração de empregos –, a bandeira da revogação da reforma pode ter brilhado aos olhos dos envolvidos na discussão por outro aspecto.

Com decrescente prestígio após as mudanças trabalhistas aprovadas em 2017, as centrais queixam-se, na carta, dos “ataques aos sindicatos, às negociações” e da postura antissindical da reforma.

Vale lembrar que as mesmas entidades estão de olho em 2022 e já anunciaram que terão uma conferência geral em abril para tratar de temas como emprego de “qualidade”, valorização dos salários, desenvolvimento nacional, estrutura sindical, negociação coletiva e processo eleitoral.

A ideia é que a discussão culmine em uma série de propostas unificadas que serão entregues aos presidenciáveis ainda neste semestre.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf