Vacina em spray atrasa por falta de fabricante

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O desenvolvimento de uma vacina brasileira contra a Covid-19 formulada para ser aplicada via spray nasal está paralisado porque os responsáveis pela pesquisa não estão conseguindo encontrar fábricas para produzir o imunizante a ser inoculado em voluntários nos testes clínicos.

A vacina que está sendo pesquisada pelo Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo tem o objetivo de bloquear a entrada do coronavírus no corpo humano por meio de um antígeno que aumenta o nível de anticorpos do tipo IgA nas mucosas.

De acordo com o pesquisador-chefe da equipe, o médico Jorge Kalil, uma vacina assim seria muito importante para combater a variante Ômicron do coronavírus, que já se tornou a que mais circula no país.

“Infectados que estão transmitindo a Ômicron muitas vezes estão assintomáticos, ficam com o vírus no sistema respiratório superior, espalhando. Uma vacina nasal resolveria isso”, afirma o professor e chefe do Laboratório de Imunologia do Incor.

Essa vacina nacional é pensada para funcionar como dose de reforço e ajudar a preencher uma lacuna no desempenho dos imunizantes utilizados atualmente, que protegem os doentes de desenvolver quadros graves de Covid, mas não tanto da infecção em si. Nos teste pré-clínicos, com animais, o imunizante produziu altos níveis de anticorpos do tipo IgA e IgG. Essa promissora pesquisa, no entanto, está paralisada.

Pelo cronograma inicial, a previsão era ter os testes clínicos concluídos até o fim de 2022, mas não há mais prazo, segundo Kalil. Os testes da fase 1, previstos para começar agora em janeiro, não começam porque falta a vacina experimental.

“Estamos com problema sério, que é a parte industrial”, relatou o médico ao Metrópoles. “Temos que produzir em ambiente industrial com as chamadas boas práticas de fabricação, e aqui no Brasil não temos isso. Não é a parte científica, que nós já desenvolvemos, mas a parte da tecnologia de produção nos falta. Quem produz são grandes laboratórios no exterior, e, no momento, eles estão trabalhando com uma sobrecarga e dando preferência, por pressão dos governos, aos projetos internos de cada país”, completa Jorge Kalil.

Além de pesquisadores da USP e do Incor, profissionais de várias outras instituições brasileiras, como da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), trabalharam na pesquisa. Parte do financiamento vem do governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o ministro Marcos Pontes chegou a visitar o Incor no ano passado para ver de perto o desenvolvimento e falar com os cientistas responsáveis (imagem em destaque).

Ao contrário de outras vacinas em desenvolvimento apoiadas pelo governo federal, a do spray nasal tem tecnologia toda nacional e a expectativa de custar menos para produzir do que o país paga pelas doses importadas. “A gente estudou a resposta imune, todo conceito da vacina foi feito aqui”, valoriza o doutor Jorge Kalil.

No momento, não falta dinheiro para continuar com os testes, mas, ainda assim, não há previsão para que a paralisação na pesquisa seja superada, porque nenhuma negociação para a busca de uma fábrica dos imunizantes a serem testados está avançando.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf