Alckmin pode trocar PSB por PV para ser vice de Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Paulo Whitaker / Agência O Globo

Cotado para ser vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, o ex-governador Geraldo Alckmin (sem partido) elegeu o PV como um “plano B” para viabilizar sua entrada na chapa do petista. Embora mantenha a ida ao PSB como primeira opção, o ex-tucano vem conversando com os verdes.

A aproximação de Alckmin com o PV é uma reação ao impasse que envolve a aliança entre PT e PSB em São Paulo. No estado, os dois partidos têm pré-candidatos ao Palácio dos Bandeirantes — o ex-prefeito Fernando Haddad e o ex-governador Márcio França.

Alckmin ainda vê o PSB como primeira opção, já que França foi um dos principais articuladores da aproximação do ex-governador com o PT. Mas como os dois partidos não têm avançado nas negociações para formação de uma federação partidária, Alckmin passou a procurar alternativas para ficar de fora do fogo cruzado entre as duas legendas da esquerda.

Lula tem dito que para que a chapa prospere, o ex-governador precisa se filiar a um partido da base do PT. Na segunda-feira, Alckmin se reuniu com a cúpula do PV, que abriu as portas para o ingresso do ex-tucano. O PV é um dos partidos que já aprovou internamente a possibilidade de se unir ao PT numa federação.

A direção dos verdes entende que a hipótese da entrada de Alckmin seria um trunfo para a candidatura de Lula fazer um contraponto ao desmonte promovido pelo presidente Jair Bolsonaro nos órgãos de proteção do meio ambiente como Ibama e Icmbio.

Outro ponto destacado pelo PV é que a composição também teria impacto positivo nas relações internacionais, já que seria uma sinalização as potências estrangeiras de que o Brasil voltaria a se preocupar com o desmatamento da Amazônia, que bateu recorde sob Bolsonaro.

Antigo aliado de Alckmin, o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, também entrou em campo e se ofereceu para atuar como bombeiro no atrito entre PT e PSB.

Ele deve se reunir com Haddad na próxima terça-feira e ainda aproveitará sua boa relação com França na tentativa de aparar as arestas. Penna tem esperança de que o PT, PSB, PV e PCdoB viabilizem uma aliança. Nessas conversas, o dirigente tem frisado que os partidos do campo democrático devem apoiar Lula na eleição presidencial, já que o seu entendimento é de que o petista seria o único candidato viável para derrotar Bolsonaro.

O líder petista lidera todas as pesquisas de intenção de voto a presidente. Levantamento Genial/Quaest divulgado no início do mês aponta Lula com 45% das intenções de voto. Bolsonaro aparece na segunda posição com 23%.

Embora a aproximação com o PV seja vista com bons olhos, Alckmin ainda não se decidiu. A tendência é que ele faça o anúncio no final de março, já que a data limite para sua filiação é 2 de abril, seis meses antes das eleições, conforme prazo previsto pela Justiça Eleitoral.

O Globo 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf