Analistas discordam de Barroso e diz que Bolsonaro pode tentar golpe

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ALAN SANTOS/PR

O jornalista e colunista do UOL Leonardo Sakamoto disse que o ex-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, foi “otimista” ao afirmar que as tentativas golpistas do presidente Jair Bolsonaro (PL) já foram sepultadas e avaliou que, caso perca as eleições, o atual chefe do Executivo pode, sim, se rebelar contra o Estado, em uma investida golpista que deixará mortos e derramará sangue no Brasil.

Durante o UOL News, Sakamoto ponderou que o discurso de Barroso ao passar a presidência do TSE para Edson Fachin teve um pouco de “marketing político” a fim de dar a impressão de que as coisas voltaram a normalidade. No entanto, o colunista ressalta que as instituições democráticas seguem sob perigo, “e por isso mesmo a gente precisa seguir vigilante”.

“A democracia segue em risco. Não é porque hoje um golpe de estado perpetrado pelo presidente da República parece que não se consumaria, que não existiria uma tentativa de golpe de estado”, afirmou o colunista, que lembrou as “micaretas golpistas” que foram às ruas em 7 de setembro do ano passado, impulsionadas por Bolsonaro, que em discurso golpista na Avenida Paulista, em São Paulo, fez ataques ao STF (Supremo Tribunal Federal) e aos seus ministros, com destaque para Alexandre de Moraes.

No UOL News, Sakamoto destacou que Jair Bolsonaro, em uma eventual derrota nas urnas em outubro, não aceitará de bom grado e, assim como o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, insuflará seus apoiadores a tentar um golpe de estado, que pode deixar um número de mortes maior que o contabilizado na invasão ao Capitólio, quando cinco pessoas morreram durante os ataques feitos por simpatizantes da extrema-direita.

“O risco de tentativa de golpe, caso Bolsonaro perca as eleições, está aí. As pessoas falam que não vai dar em nada e pode ser que não dê… O mais provável é que ele e seus seguidores não consigam, em caso de derrota, consumar um golpe. Só que uma tentativa de golpe já vai derramar sangue para caramba no Brasil. E esse é o ponto que a gente não pode perder de vista: Uma tentativa de golpe, mesmo frustrada no Brasil, vai ter muito mais morte do que a invasão ao Capitólio por golpistas trumpistas. No Brasil vai ser um derramamento de sangue por uma série de razões: Você tem grupos dentro da polícia militar que são bolsonaristas ferrenhos e que não obedeceriam uma tropa no caso de uma subelevação, você tem milicianos que são pró-presidente, gente armada pelo Bolsonaro nos últimos três anos. Portanto, no final das contas, acho que o Barroso foi um tanto quanto otimista, a democracia no Brasil segue em risco, e por isso mesmo a gente precisa seguir vigilante”, declarou Leonardo Sakamoto.

Ontem, em entrevista à GloboNews, Luís Roberto Barroso afirmou que qualquer tentativa de ruptura institucional por parte do presidente Jair Bolsonaro já foi “sepultada” no ano passado, mais precisamente nos atos golpistas do 7 de setembro.

Questionado sobre a possibilidade de Bolsonaro tentar dar um golpe caso saia perdedor do pleito presidencial deste ano, ele avaliou que “maus perdedores” existem em todos os lugares, e que “não há remédio na farmacologia jurídica” para essas pessoas. Porém, no que diz respeito a um possível golpe, o ministro não vê essa possibilidade, haja vista que “as instituições brasileiras são sólidas”.

Uol  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf